Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In
Você está em: Skip Navigation LinksSite Pioneer / Milho / Silagem
Silagem

As atividades pecuárias exploradas de modo intensivo, eficiente e economicamente viável, que em geral contam com grandes investimentos em genética animal, equipamentos e mão de obra qualificada, não podem ficar na dependência da estacionalidade da qualidade e do crescimento natural das forrageiras. O futuro da produção animal passa pela integração agricultura-pecuária, na sua mais ampla concepção, associadas à modernas tecnologias.

A ensilagem é um processo antigo de conservação de forragem que tem como objetivo final preservar forragem de alto valor nutritivo com o mínimo de perdas. Contudo, se considerarmos o desenvolvimento tecnológico existente e o incremento que o uso deste recurso forrageiro pode dar à atividade pecuária, verifica-se que o emprego desta tecnologia ainda é bastante restrito. Isto se deve, em grande parte, ao emprego de antigos conceitos e as diferentes recomendações existentes, que muitas vezes não se adequam às necessidades de uma pecuária moderna e eficiente.

A silagem não pode ser somente uma reserva de alimento para períodos críticos, deve ter qualidade nutricional e ser uma boa fonte de energia para transformação em carne ou leite.

 

NOMENCLATURA
SILO: Local onde se armazena a silagem.
ENSILAGEM: Processo de produção. Envolve o corte, transporte, descarga, compactação e vedação do silo.
SILAGEM: É o produto da forragem ou grão armazenado em meio anaeróbio (sem oxigênio) e conservado em meio ácido decorrente de fermentação.