Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In

Biotecnologia

:

Biotecnologia Agrícola

Registre-se para receber informativos DuPont Pioneer!

Biotecnologia Agrícola

Plantas tolerantes a herbicidas
O controle de plantas daninhas é uma atividade fundamental na produção agrícola, dada a concorrência por água, solo, nutrientes e luz que estas têm com as lavouras. Para melhorar ainda mais esse controle, foram desenvolvidas plantas tolerantes a herbicidas de largo espectro, como o glifosato e o glufosinato de amônio, permitindo um controle mais eficiente, de menor custo e com menos aplicações, gerando melhores produtividades e economia. Já existem no mercado mundial plantas de soja, milho, canola, algodão e arroz com esta tecnologia.


Plantas resistentes à insetos
Outro grande fator limitante da produção agrícola é o ataque de pragas, especialmente de lagartas. Com a inserção de um gene vindo de uma bactéria de solo utilizada como inseticida biológico (Bacillus thuringiensis) as plantas ficam protegidas destes ataques, melhorando a produtividade, diminuindo o uso de inseticidas (e o número de aplicações, economizando combustível) e, em determinados casos como o milho, melhorando a qualidade do produto final, reduzindo a presença de toxinas produzidas por fungos (fumonisinas e aflatoxinas) que se alojam nos locais onde os insetos atacam.


Novos produtos
Em um futuro próximo já será possível cultivar plantas com melhores características nutricionais e que utilizam melhor a água e os nutrientes. Além disso, já estão sendo desenvolvidas plantas que produzirão produtos farmacêuticos, tais como hormônios e vacinas, que poderão reduzir o custo destes e melhorar a sua distribuição.