Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In

Intacta RR2 PRO®

Cultivares marca Pioneer® com a tecnologia Intacta RR2 PRO® apresentam excelente proteção contra as principais lagartas da cultura da Soja*, além de oferecer potencial aumento de produtividade e tolerância ao glifosato, oportunizando ao agricultor maior confiança em suas decisões de plantio.

Conheça as cultivares marca Pioneer® com a tecnologia Intacta RR2 PRO®:

95R95 IPRO
95R90 IPRO (Nova)
97R22 IPRO (Nova)

Manejo Integrado de Pragas e Manejo de Resistência de Insetos na Soja Intacta

O Manejo Integrado de Pragas (MIP) é uma série de ações que visam controlar as populações de insetos que atacam as culturas agrícolas. O uso de cultivares com a tecnologia Bt de controle de insetos é um componente importante nesse conjunto de práticas.

A tecnologia INTACTA RR2 PRO® confere proteção contra importantes lagartas que atacam as plantas da cultura de soja. A proteção contra as lagartas é conferida por uma proteína Bt (Cry1Ac) que possui alta eficácia contra as seguintes pragas: lagarta-da-soja (Anticarsia gemmatalis), lagarta falsa-medideira (Chrysodeixis includens e Rechiplusia nu), lagarta-das-maçãs (Heliothis virescens), broca das axilas (Epinotia aporema), lagarta-elasmo (Elasmopalpus lignosellus) e lagarta helicoverpa (Helicoverpa armigera).

 

Outras lagartas de importância na cultura da soja não são controladas pela tecnologia INTACTA RR2 PRO®. São as lagartas do gênero Spodoptera ou lagartas das vagens (Spodoptera eridania, Spodoptera cosmioides e Spodoptera frugiperda).

Um importante componente do MIP é o monitoramento de ataques de insetos nas áreas cultivadas. A aplicação de inseticidas químicos deve ser realizada apenas quando os níveis de ação de controle forem constatados.

O quadro abaixo mostra os níveis de ataque de insetos para o início do controle químico.


Nome Comum Nome Científico Nível de Ação de Controle
(Período Vegetativo V1-Vn)
Nível de Ação de Controle
(Período Reprodutivo R1-R6)
Lagarta da Soja Anticarsia gemmatalis 30% de desfolha
20 lagartas/m
15% de desfolha
20 lagartas/m
Falsa medideira Chrysodeixis includens
Rachiplusia nu
30% de desfolha
20 lagartas/m
15% de desfolha
20 lagartas/m
Lagarta das maçãs
e Helicoverpa
Heliothis virescens
Helicoverpa spp.
30% de desfolha
4 lagartas/m
15% de desfolha
10% vagens atacadas
2 lagartas/m

A utilização da tecnologia INTACTA RR2 PRO® deve ser acompanhada de práticas de manejo específicas para culturas transgênicas. Essas práticas visam a manutenção da eficácia da tecnologia de controle de lagartas por um período mais longo.

Uma dessas práticas é o Manejo de Resistência de Insetos (MRI) às proteínas Bt através da adoção de áreas de refúgio estruturado. O refúgio estruturado é uma porção da propriedade onde são plantadas variedades de soja que não contenham a proteína Bt e sejam de ciclo semelhante à soja INTACTA RR2 PRO®. Nas áreas cultivadas com soja INTACTA RR2 PRO® há uma seleção natural favorecendo insetos que possuam algum grau de resistência à proteína Bt. A finalidade das áreas de refúgio é possibilitar o desenvolvimento de insetos suscetíveis à proteína Bt que se acasalarão com os indivíduos resistentes das áreas com plantas Bt, gerando progênies suscetíveis. Com isso a frequência de genes de suscetibilidade ao Bt é mantida e a tecnologia permanece eficaz por mais tempo.

O refúgio estruturado compreende uma porção equivalente a 20% do total cultivado com soja na propriedade, plantado a uma distância máxima de 800 metros da área da soja Bt. O arranjo da área de refúgio pode ser feito de diversas maneiras, de forma a facilitar o arranjo dentro da propriedade. Alguns exemplos de configuração de áreas de refúgio são mostrados abaixo.

Para mais informações acesse Boas Práticas de Manejo e o Guia de Uso de Produtos .

Entre em contato com o Representante de Vendas de sua região e confira as cultivares com a tecnologia INTACTA RR2 PRO® disponíveis para esta safra.

*Conforme comunicado pela Monsanto em: www.intactarr2pro.com.br.
**Nova nomenclatura do gênero Heliothis.

 ​