Ativar o modo mais acessível
Desativar o modo mais acessível
Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Navegar para Cima
O local desta página é:
  • DuPont Pioneer
    • Blog
      • 212
        • ViewPost
Logon

Banner Intacta
Um canal entre a DuPont Pioneer e você.

Barra de Links Superior

  • Blog
    • Busca
    • Central-de-Pesquisa
    • Filtragem por Tags
    • ViewPostSelecionado atualmente

Início Rápido

  • Bibliotecas
  • Imagens
  • Listas
  • Discussões
  • Pesquisas
  • Busca
  • Central-de-Pesquisa
  • Filtragem por Tags
  • ViewPostSelecionado atualmente
Anterior Próximo

Desafios e soluções da sucessão em 2020

11
ago
2020
Agronegócio

​A agricultura está passando por uma verdadeira revolução nos últimos 20 anos no Brasil. Existe uma mudança expressiva em dados como da produção total de grãos, que, por exemplo, triplicou. O milho segunda safra aumentou mais de 10 vezes e a liderança brasileira na produção e exportação de vários produtos agrícolas.

Muito tem se falado do Agro, que mais uma vez se mostra resiliente frente às crises, mas há uma revolução menos falada no agro que também aconteceu nos últimos 20 anos que é a profissionalização da gestão das fazendas. Essa revolução passa um sentimento de orgulho pelo que foi construído, mas uma motivação maior ainda pelo que está por vir.

Bons resultados financeiros e tecnologia de ponta tem atraído muitos jovens de famílias de produtores para o agro, além de uma legião de talentos urbanos que querem participar deste setor tão apaixonante da economia brasileira.

Este novo cenário das empresas rurais possui muitas oportunidades, mas também alguns desafios importantes, dentre eles gostaria de destacar: a necessidade de uma convivência harmoniosa de diferentes gerações, a proteção do patrimônio e da empresa sem divisão física do imóvel e a criação da cultura de trabalho em sociedade.

A necessidade de uma convivência harmoniosa de diferentes gerações​

Com o aumento da expectativa de vida e o trabalho na fazenda é hoje muito mais intelectual que braçal, é comum 3 gerações ativas na fazenda. Para os mais experientes, o desafio é dar autonomia para as novas gerações implementarem novas tecnologias e novos projetos, enquanto o poder ainda está com eles com combinações clara de papéis e entendendo que o seu sucesso passa por formar sucessor(es) preparado(s) para dar continuidade ao que foi construído. 

Para os mais jovens o desafio é o reconhecimento do valor da experiência de quem nos trouxe até aqui e a paciência para entender que tudo tem o seu tempo e que não existe incompatibilidade entre gerações e sim complementaridade, que trabalhar de forma integrada, com papéis claros e empreender dentro de uma base sólida pode trazer resultados extraordinários.

Para se conseguir o tão desejado alinhamento é preciso criar espaços de comunicação dentro da estrutura da empresa familiar, normalmente órgãos de governança. É preciso ter claro que cada pauta, família, negócio e patrimônio precisa ser tratada de maneiras específicas e muitas vezes é necessário um acompanhamento para uma comunicação efetiva em um ambiente de respeito que diminua os conflitos.

A proteção do patrimônio e da empresa sem divisão física do imóvel​

Na experiência de acompanhar famílias do agro nestes últimos 20 anos percebemos que grande parte das situações que colocam em risco o patrimônio e o negócio estão associadas a uma estrutura não adequada para o patrimônio, e um nível de profissionalização ainda não adequado à estrutura.

Uma estrutura que possibilite manter a unidade do negócio sem divisão e permita continuidade das atividades da fazenda mesmo se houver eventos inesperados como morte de algum membro da família, divórcio ou retirada da sociedade, são muito importantes e a criação das holdings rurais tem sido muito importantes para isso.

Na linha da profissionalização a visão da empresa como empresa exige separação do caixa da fazenda e o caixa da família, com papéis claros e uma gestão da informação para permitir melhores decisões, comunicação efetiva e planejamento tributário.

Criação da cultura de trabalho em sociedade

Aquele ditado de que “sozinho se vai mais rápido, mas bem acompanhado se vai mais longe” nunca fez tanto sentido nestes últimos 20 anos. A revolução do agro exige a soma de vários perfis para o sucesso da empresa familiar pois as exigências para produzir melhor aumentou assim como a necessidade administrativa e financeira.

Pensando em não dividir a terra para manter todos os benefícios da escala e da diversidade de perfis numa empresa familiar surge o desafio de conciliar os interesses de muitos envolvidos. Ter as regras escritas, papéis bem definidos, transparência e comunicação, se tornaram uma necessidade e a governança se tornou palavra-chave.

Somente com uma governança que funcione na prática conseguimos o tão desejado alinhamento entre os integrantes do sistema família, negócio e patrimônio. Com este alinhamento é possível dar autonomia para quem está envolvido no negócio expressar o seu máximo potencial, espalhando o sentimento de dono dos sócios atuais para os futuros sócios, os colaboradores e toda a família empresária. 

Considerações finais

Quem irá escrever os próximos 20 anos da história do agro brasileiro são aqueles que perceberem que o cenário mudou, que a atividade rural precisa ser conduzida de maneira profissional, com menos perda de energia na disputa entre gerações e entre membros da família. 

O futuro do agro será conduzido por quem entender que é preciso somar forças, integrar as pessoas em torno de um propósito comum e, com planejamento, desenvolver o negócio e a família para enfrentarem os desafios que virão pela frente. 

Para garantir a excelência na sucessão familiar, confira também o nosso blog, gestão econômica e financeira: ferramentas de transparência na empresa familiar, clicando AQUI.

por Safras & Cifras - Trabalhando por um Brasil que produz.
Há três décadas, trabalhamos para proteger o maior insumo do agronegócio: A harmonia da família. Especializados no Agronegócio, prestamos Assessoria e Consultoria programando o processo de Sucessão no negócio, implementação de práticas de Governança, e com as ferramentas de Gestão Econômica e Financeira e o Planejamento Tributário fazemos com que a semente plantada com bastante trabalho continue gerando frutos.
​
​
4519 visualizações
Compartilhar
 

 Comente

 
Nome  *
E-mail  *
Estado  *
Cidade  *
Código de segurança  *

Comentário  *
* Campos Obrigatórios
Atenção:

• Todos os comentários feitos neste Blog passam pela moderação de administradores e assim que possível serão publicados.

• Lembramos que os comentários postados são de responsabilidade do usuário e não representam necessariamente a posição da DuPont Pioneer sobre o assunto em discussão.

carregando
 

 Posts Relacionados

 
 

 DuPont Pioneer no Facebook

 
​​​​​
DuPont Pioneer
​
 

 Informações Técnicas

 
Receba informações técnicas da DuPont Pioneer. Cadastre-se
 

 Sugestões

 
Deseja enviar uma sugestão de pauta para o blog? Clique aqui e preencha o formulário
 

 Núvem de Tags

 
Agronegócio | Biotecnologia | Clima | Doenças | Manejo | Milho | Plantio | Pragas | Safrinha | Soja
As marcas com ®, TM, SM são marcas e marcas de serviço da DuPont, Pioneer
ou de seus respectivos titulares. © 2017 PHII.