O desafio de ter toda a semente tratada previamente a fim de facilitar o processo operacional da fazenda, deixando que o produtor foque no plantio, é o que o Tratamento de Sementes Industrial busca sempre.
A Pioneer, tendo em vista o objetivo de proporcionar novas práticas que possam facilitar o trabalho do agricultor brasileiro, seja pela genética, tecnologia e/ou serviços, uniu seus profissionais dentro do maior Centro de Tecnologia de Aplicação de Produtos, CSAT – Formosa, a fim de identificarem tecnicamente como e com quais produtos seria viável entregar uma semente de soja mais completa para o plantio.
E quais eram os desafios?
• Garantir que os produtos não afetem a qualidade das sementes;
• Viabilizar a aplicação de um alto volume de calda;
• Manter a eficiência de cada produto quando aplicados conjuntamente.
Avaliando as principais necessidades dos agricultores, identificamos que a utilização de ryzobium (inoculante) e micronutrientes já perfaz mais de 70% da área plantada, sendo esses, dois fatores ligados diretamente ao potencial produtivo da lavoura.
Gráfico 01. Taxa de utilização de Inoculantes em Soja no Brasil.
Atualmente focamos nossas ofertas com o uso de Rancona® T (fungicida) e Dermacor® (inseticida), porém, decidimos conectar a essa dupla de alta performance o inoculante ryzobium e uma fonte de Cobalto e Molibdenio de alta concentração que possuem interações positivas.
Fizemos uma parceria com a Rizobacter, empresa reconhecida globalmente por produzir inoculantes de alta qualidade e performance, e adicionamos o Rizoliq LLI em nossa proposta – esse inoculante beneficia a lavoura em 60 dias de pré-inoculação – e para ajudar na fixação e vida da bactéria adicionamos o Premax® (protetor bacteriano).
Se já não bastasse todo esse desafio, decidimos acrescentar o Rizomicro CoMo, que é uma fonte de alta concentração de Cobalto e Molibdenio, com o objetivo de complementar as principais necessidades dos produtores.
Foto 01. TSI Completo X On Farm.
Todo esse processo e dedicação é buscando facilitar o processo operacional do produtor, de forma que ele possa previnir se expor à toxicologia, ao contato, ao cheiro, etc., de um Tratamento de Sementes feito na fazenda.
Dentre tantos benefícios a tecnologia pode também proporcionar maior longevidade de armazenamento, maior germinação e expressão do potencial produtivo. Além disso, a utilização de polímeros protege a tecnologia e o germoplasma.
E assim nasceu o TSI Soja Completa. A união da genética de excelência Pioneer® com as melhores biotecnologias, conhecimento técnico, capacidade operacional e ativos superiores do mercado.
Com o TSI Soja Completa, o produtor, além de eliminar os riscos de misturas de peneiras e cultivares, pode garantir maior uniformidade para a sua lavoura, protegendo o seu potencial produtivo.
|
por Ivo Lersch Junior
Engenheiro Agrônomo, formado pela Universidade Federal de Santa Maria-UFSM (Santa Maria – RS), com Mestrado em Fitotecnia pela UFSM. Atualmente é Lider de Tratamento de Sementes Industrial na Corteva Agriscience™.
|