Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In

Institucional

:

DuPont Pioneer no Brasil

Registre-se para receber informativos DuPont Pioneer!
Você está em: Skip Navigation LinksDuPont Pioneer / A Pioneer

DuPont Pioneer no Brasil

No Brasil, a Pioneer® iniciou as suas atividades na safra 1970/71 através de uma parceria comercial com a Proagro - Comércio e Indústria Pró-Pecuária Ltda., do Grupo Gomes Filho, de Bagé - RS. Introduzindo materiais de ciclo precoce, porte baixo e de maiores potenciais genéticos, desenvolvidos nos EUA, iniciou-se uma nova fase na cultura de milho no País.

Em maio de 1972, foi anunciada a formação da empresa Proagro Pioneer S.A. - Agricultura, Indústria e Comércio, com sede em Porto Alegre - RS. Desde janeiro de 1976, a sede está localizada em Santa Cruz do Sul - RS. Em junho de 1982, o controle acionário passou integralmente para a Pioneer Hi-Bred International Inc., com sede em Des Moines, Iowa - EUA, e a Proagro Pioneer deixou de existir, ficando instituída então a Pioneer Sementes Ltda.

Nessa época iniciou o processo de beneficiamento em Santa Rosa/RS e Itumbiara/GO. Concomitantemente, a Pioneer implantava duas novas estações de pesquisa, uma em Santa Cruz do Sul/RS e outra em Itumbiara/GO. Mais tarde, sentindo uma migração do mercado e prevendo o crescimento da importância do mercado de safrinha, a estação de pesquisa de Santa Cruz do Sul/RS foi transferida para Toledo/PR, berço da safrinha.

Desde março de 1997, as sementes de milho com a marca Pioneer® estão sendo produzidas dentro dos padrões internacionais de qualidade estabelecidos pela ISO 9002. A Pioneer foi a primeira empresa do setor de sementes na América Latina a ser certificada com a ISO 9002, tanto para produção, quanto para seus laboratórios de análise de sementes. Também neste mesmo ano, obteve o Certificado de Qualidade em Biossegurança – CQB, o qual lhe autorizou a realizar pesquisas de campo com produtos geneticamente modificados ou transgênicos.

Em 15 de março de 1999, foi anunciado o acordo que resultou na completa aquisição da Pioneer Hi-Bred International pela tradicional empresa da área química E. I. DuPont de Nemours & Company, com sede em Wilmington, Delaware, que já detinha uma participação de 20% da Pioneer desde agosto de 1997.

No final da década de 90, a Pioneer entra no mercado de sementes de soja adquirindo um programa de melhoramento de soja local. Como inovação para o setor, verticalizou o processo beneficiando suas sementes numa unidade própria construída em Planaltina. A partir deste período, a área de logística da empresa passou a ganhar um significado maior e a Pioneer instalou Centros de Distribuição (CDs) em todo o Brasil. Além dos CDs, a Pioneer foi pioneira na entrega de sementes de soja em Jumbo Bags (embalagens de uma tonelada), iniciando em 2009, um processo que até então não existia comercialmente.

Com todo esse crescimento, e com a movimentação de novos produtos e tecnologias, principalmente com relação aos organismos geneticamente modificados (OGMs), foi necessário que se instalasse um escritório de Regulamentação, em Brasília/DF, permitindo que a empresa tivesse assim um maior suporte nas questões ligadas às liberações comerciais e ao registro de produtos.

Inúmeros investimentos foram realizados nas áreas de produção e de pesquisa. De 2000 a 2007, a Pioneer inaugurou sua unidade de produção e estação de pesquisa para soja e milho, em Brasília/DF, a unidade de milho em Formosa/GO, a estação de pesquisa mista para soja e milho em Sorriso/MT, a estação de pesquisa para milho em Passo Fundo/RS e a estação de pesquisa mista para milho e soja, em Palmas/TO, sendo este, considerado um centro de excelência em novas tecnologias.

Em 1º de novembro de 2005, a Pioneer Sementes foi oficialmente incorporada pela Du Pont do Brasil. A incorporação deu-se somente no Brasil e a nova razão social é Du Pont do Brasil S.A. – Divisão Pioneer Sementes. A empresa, mesmo pertencendo ao grupo DuPont, continuou operando da mesma maneira que vinha fazendo nos últimos anos, mantendo sua identidade, sua filosofia e, principalmente, a qualidade de seus produtos.

Em 2007 a Pioneer, cria sua nova marca de sementes, a BioGene, com rápida aceitação pelo mercado.

Em 2012, a empresa adota novo logotipo e passa a utilizar o nome DuPont Pioneer. Com o conceito de dividir para multiplicar, a DuPont Pioneer criou em 2012 duas unidades de negócios, sendo uma no Sul e outra no Centro Norte. Esta nova estrutura permitiu novas oportunidades de crescimento para a empresa, colocando-a mais próxima de seus clientes, parceiros e fornecedores. Ainda em 2012 foi inaugurada mais uma unidade de produção, localizada em Catalão/GO.

Com mais de 40 anos de Brasil, a DuPont Pioneer tem orgulho de ter construído sua história junto aos agricultores, acreditando no potencial agrícola brasileiro. Mais do que nunca, agora e sempre, firma o seu compromisso em continuar levando soluções à agricultura de uma forma sustentável.

A DuPont Pioneer acredita fortemente nesse ciclo de crescimento do país e é hoje considerada a empresa de sementes que mais cresceu nos últimos anos. Ganhou participação em todos os segmentos de mercado, tanto no milho quanto na soja, e o Brasil passou a ser a maior operação da DuPont Pioneer fora dos Estados Unidos e uma das maiores unidades de negócio da empresa.​