Você está em: Skip Navigation LinksInício / Media Center / Artigos

17/03/2011

Milho: Um Cultivo Cheio de Oportunidades

O agronegócio brasileiro começa 2011 com o pé direito, sobretudo no que se refere aos preços e perspectivas de renda para as principais commodities agrícolas, especialmente o milho. A combinação de fatores externos como a quebra na safra no norte da Europa, o aumento das importações da China e a redução nas estimativas de produção da safra americana contribuíram para a elevação dos preços internacionais. No Brasil, apesar da forte valorização do real, as intervenções do Governo Federal através de leilões de milho, proporcionaram a recuperação das exportações resultando em mais de 10 milhões de toneladas exportadas em 2010. Esta ação resultou na redução dos estoques internos e elevou as cotações deste cereal de forma considerável com registros de mais de 40% de valorização em alguns estados, segundo dados da Céleres Consultoria.

Mais benefícios além da rentabilidade
Os produtores gaúchos da região de Espumoso que apostaram no milho e mantiveram suas programações de plantio e uso de tecnologia e, abençoados pelas chuvas abundantes durante as principais fases de desenvolvimento da cultura começam agora a colher as primeiras lavouras onde já se registram produtividades acima de 180 sc/ha. Além da excelente rentabilidade das lavouras devem-se considerar também os benefícios do uso do milho no programa de rotação de culturas. Especialmente para os produtores dessa região que há muitos anos vêm trabalhando no sistema de sucessão soja-trigo, o milho em rotação de culturas proporciona melhorias na qualidade física e química do solo, facilita o manejo de pragas, ervas daninhas e doenças e, principalmente, proporciona maior estabilidade às produções.

Pioneer Sementes e Produtores Gaúchos – Uma parceria de Sucesso

A Pioneer Sementes, através de seus programas de melhoramento, procura desenvolver produtos cada vez mais adaptados às necessidades de seus clientes. Com uma estação de Pesquisa localizada no município de Passo Fundo/RS, a Pioneer desenvolve híbridos de diferentes ciclos, com alto potencial produtivo e estabilidade agronômica. Confira no quadro abaixo, os principais produtos disponíveis com a tecnologia Herculex®I recomendados para os produtores gaúchos.

Tratamento de Sementes Industrial – Protegendo o seu investimento
Com a introdução da tecnologia Herculex®I e a possibilidade de controle das principais lagartas que atacam a cultura do milho, o Tratamento de Sementes Industrial surge como uma opção dentro do Manejo Integrado de Pragas (MIP) para o controle de outros insetos importantes como corós e percevejos, considerados insetos não-alvo da tecnologia. Em trabalhos realizados pela Fundação ABC, o uso do Tratamento de Sementes Industrial proporcionou um ganho de 10,6% sobre a testemunha não-tratada (Gráfico 1).

Assim, o uso do Tratamento de Sementes Industrial Pioneer em associação com a tecnologia Herculex®I representa o que há de mais moderno em eficiência, segurança e comodidade para os produtores de milho. Neste serviço, a Pioneer oferece os produtos Cruiser®, Standak® e Poncho®, todos com tratamento adicional com Polímeros, possibilitando maior segurança na dose e cobertura das sementes, com menores riscos com intoxicações.

Cruiser® é marca registrada da Syngenta
Proteção de Cultivos Ltda.
Standak® é marca registrada da BASF S.A.
Poncho® é marca registrada da BAYER S.A.

Autor:
Rafael Barbieri Seleme