Você está em: Skip Navigation LinksInício / Media Center / Artigos

24/05/2012

Lançamento dos híbridos superprecoces Pioneer® para a safrinha

Ao longo dos anos, a observação do comportamento dos híbridos de milho plantados nas regiões de safrinha tem revelado que a opção por defensividade com potencial produtivo tem sido a decisão técnica e econômica mais correta nestes ambientes. Além da defensividade com produtividade já conhecida e aprovada pelo agricultor, agora o Sistema de Combinação de Híbridos da Pioneer® para a safrinha ficou ainda mais forte. Chegaram os híbridos superprecoces P3340H, P3161H e P3431H que, combinados com a tecnologia Herculex®I, proporcionam maiores produtividades com estabilidade.

Desenvolvidos a partir do programa de melhoramento genético da Estação de Pesquisa de Toledo/PR, cujo foco é desenvolver híbridos superprecoces para as áreas de safrinha do Paraná, sul do MS e região do Vale do Paranapanema/SP, os híbridos P3340H, P3161H e P3431H foram testados em mais de 350 locais durante 4 anos. Mais do que isso, durante este período, profissionais da assistência técnica e produtores destas regiões, através dos Times de Avanço de Produtos Pioneer, visitaram os ensaios, participaram das avaliações e discussões sobre os híbridos, contribuindo e validando o lançamento dos mesmos para o mercado de safrinha.

Especialmente na safrinha 2011, cuja instabilidade climática foi muito grande, onde se observou uma forte estiagem durante o desenvolvimento da cultura seguido de fortes geadas, os híbridos superprecoces P3340H, P3161H e P3431H comprovaram seu alto rendimento e estabilidade frente os principais competidores deste segmento. Confira os resultados:

Veja ainda os resultados da combinação dos híbridos P3340H, P3161H e P3431H em comparação com os competidores em duas épocas de plantio na safrinha passada.

Observe que, nos plantios do cedo e normal, a combinação dos híbridos superprecoces P3340H, P3161H e P3431H resultou num incremento de produtividade de 4,9 sc/ha em relação ao DKB330YG e cerca de 12 sc/ha em relação ao AG9010YG. Já nos plantios tardios, as diferenças ficaram ao redor de 3,3 sc/ha e 4,3 sc/ha, respectivamente. Os resultados comprovam: os híbridos superprecoces Pioneer oferecem maior estabilidade e segurança para a safrinha.

No seu planejamento, considere a utilização de híbridos com características complementares aos híbridos superprecoces como forma de reduzir os riscos e proteger o seu investimento. Para isto, a Pioneer® oferece uma

linha completa de produtos para a safrinha. Veja abaixo:
PROTENCIAL PRODUTIVO: 30F53H; P3646H.
PRECOCIDADE: P3340H; P3161H; P3431H.
DEFENSIVIDADE: 30K73H; P4285H.

Nos plantios de janeiro até meados de fevereiro (cedo/normal), os melhores resultados são obtidos em populações de plantas ao redor de 60 a 65 mil plantas/ha. Já nos plantios de final de fevereiro e março (normal/tardio), recomenda-se população de plantas entre 55 mil e 60 mil plantas/ha.

Autor:
Rafael Barbieri Seleme