Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In
Você está em: Skip Navigation LinksInício / Media Center / Artigos

Artigos

01/12/2004

Niltom e Vitor de Oliveira utilizam a redução de espaçamento com aumento de população

Com seriedade e trabalho conjunto, os irmãos goianos, Niltom Marcio e Vitor Luiz de Oliveira, comprovam que o uso da redução de espaçamento pode trazer excelentes resultados.

Para ganhar tempo no plantio, utilizando a mesma regulagem de plantadeiras usada para a soja no verão, os irmãos decidiram adotar a prática de redução de espaçamento na safrinha na Fazenda Planalto, em Jataí, GO.

Através da leitura dos informativos técnicos Pioneer, os irmãos Niltom e Vitor já sabiam dos benefícios da técnica de redução de espaçamento como, por exemplo, o melhor arranjo de plantas, o maior aproveitamento da intensidade luminosa, o fechamento mais rápido da linha e, como resultado, o aumento na produtividade final.

Eles revelam, ainda, que o sucesso da prática foi alcançado juntamente com o aumento da população de plantas, com uma média de 65.000 sementes/ha no plantio.

O único problema encontrado foi a necessidade de aquisição de equipamentos adequados para a colheita no espaçamento reduzido. Esse problema foi facilmente resolvido com o financiamento das máquinas e a colheita em dois turnos, aumentando a eficiência da operação e reduzindo o número de maquinários necessários.

Já no primeiro ano de adoção da técnica houve um aumento médio de produtividade em torno de 5%. Como grandes vantagens trazidas pela redução de espaçamento na safrinha, eles apontam a melhor distribuição da adubação, tanto na base como na cobertura, e o melhor aproveitamento de inseticidas e fungicidas, além de não ser necessária nenhuma mudança nas práticas de manejo adotadas.

Niltom Marcio e Vitor Luiz de Oliveira estão muito satisfeitos com os níveis de produtividade alcançados com a redução de espaçamento na safrinha e pretendem continuar buscando, através de informações técnicas e atualização constante, novas tecnologias que possam, a cada dia, aumentar a produtividade da sua lavoura.​

Fonte: