Você está em: Skip Navigation LinksInício / Media Center / Artigos

01/12/2004

Redução de espaçamento com aumento de população na safrinha

A busca constante por inovação e aperfeiçoamento com relação às novas tecnologias, tem feito Milton Blanco Gerona um produtor de destaque em sua região. No seu sítio São José,em Assis Chateaubriand, PR, ele vem apostando na técnica de redução de espaçamento na safrinha e, com ela, tem percebido significativos aumentos de produtividade na sua lavoura.

Segundo Milton, a decisão inicial de adotar a técnica de redução de espaçamento foi pensada para o melhor aproveitamento do sistema de plantio de soja. Com a mesma regulagem das plantadeiras, não mexendo no espaçamento entre linhas, permite, em adição, a melhor distribuição dos fertilizantes e a cobertura mais rápida do solo.

O produtor, junto com a redução de espaçamento na safrinha, aumentou a população, chegando a uma média de 62.000 plantas/ha.

Milton diz que, no início, quando adotou a prática, teve dificuldade de encontrar plataforma adequada para a colheita. Mas hoje, acredita, os produtores não se deparam mais com este tipo de problema, pois já existem modernos equipamentos no mercado.

Fora a compra da plataforma, Milton afirma que não encontrou nenhuma dificuldade em adotar a técnica de redução de espaçamento e aumento da população na safrinha. Não necessitou fazer nenhuma alteração nas suas práticas de manejo nem nos seus implementos agrícolas. Conforme ele, teve um aumento de produtividade de 10 a 15%, dependendo, claro, das condições climáticas de cada ano.

Hoje, Milton sente-se orgulhoso em poder compartilhar essa experiência com outros produtores e ressalta as vantagens que percebeu com a adoção da técnica de redução de espaçamento e aumento de população.

Milton costuma visitar Dias de Campo e lavouras de outros produtores, buscando informações, estudando e avaliando as práticas de manejo mais inovadoras da cultura. Isso tem possibilitado, a cada dia, um maior aperfeiçoamento no seu negócio e nos excelentes resultados de produtividade alcançados.​