Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In
Você está em: Skip Navigation LinksInício / Media Center / Artigos

Artigos

01/10/2005

Irmãos Demarco: técnicas utilizadas e bons princípios de gestão rural garantem o sucesso na safrinha

Nos 750 hectares da Agropecuária 3D, dos Demarco no oeste do Paraná, os três irmãos plantam soja, milho verão, milho safrinha, trigo e aveia. Para programar a safrinha são escolhidos híbridos que apresentam sanidade, produtividade e qualidade de grãos, características atendidas pelo Sistema de Combinação de Híbridos Pioneer.

Alcedir Demarco considera que a população ideal de plantas para sua lavoura seja em torno de 55.000 plantas por hectare. Na última safra apostou em 61.000 sementes por hectare mas, devido a seca que dificultou a germinação, o produtor teve problemas de estande e chegou a uma população final de 51.000 plantas por hectare. Isso também impossibilitou o controle adequado de pragas e resultou numa produtividade média de 70sc/ha na safrinha.

Utilizando plantadeira de discos, observando velocidade entre 5 e 6km/h, Alcedir diz que a equipe faz regulagem da plantadeira mais de uma vez durante o plantio, quando usa o espaçamento de 70cm.

Na última safra usou sementes tratadas com inseticida: parte foi comprada já tratada da Pioneer e o restante tratado na Cooperativa. O produtor considera o tratamento de sementes da Pioneer muito uniforme e com a vantagem da aplicação de inseticidas.

A adubação é feita na base e a cobertura é uma só e incorporada, enquanto o controle das plantas daninhas é feito com herbicida pós-emergente.

Seguindo os princípios e recomendações para uma boa gestão rural, os irmãos Demarco procuram comercializar a safra parcelada ao longo do ano, primeiro para cumprir os compromissos de custeio da safra e, depois, a espera de que o preço atinja um patamar mais satisfatório, conforme as informações sobre o mercado e comercialização fornecidas pelo corretores.

"Para atingir boas produtividades é preferível reduzir a área de plantio e plantar com boa tecnologia na época recomendada". Este é o recado de Alcedir Demarco para os produtores que quiserem ter sucesso na safrinha com o milho verão.​

Fonte: