Você está em: Skip Navigation LinksInício / Media Center / Artigos

05/01/2007

Qualidade de sementes: semente é o maior veículo de tecnologia

O processo que começa na pesquisa e termina no agricultor, é fundamental na valorização de um insumo imprescindível ao processo agrícola.

Sementes de alta qualidade possuem capital importância em todo o sistema de produção que visa a otimização de padrões quantitativos e qualitativos. A qualidade de sementes pode ser traduzida como o padrão de excelência nos componentes do processo que vão determinar o desempenho em campo: Qualidade genética, qualidade física e qualidade fisiológica.

Qualidade de sementes no campo

A qualidade de sementes não é algo identificável e observável diretamente. A qualidade é percebida por meio de suas características. O cliente espera que cada saco de sementes da Pioneer contenha sementes puras e de alto vigor com todas as características do híbrido ou cultivar escolhido. A semente é o insumo mais importante e o maior veículo de tecnologia. Ela é o resultado de muitos anos de pesquisa e desenvolvimento, que representa e carrega inovações tecnológicas que irão se traduzir em maior produção de grãos, quando apropriadamente utilizadas. É o que exige maior precisão. É conhecida a diferença que ocorre numa lavoura em que se tem um stand irregular, seja pela falta de plantas nas linhas, podendo reduzir drasticamente o rendimento, ou aquela em que pelo excesso de plantas poderá ocasionar redução em seu desempenho.

Só sementes de reconhecida qualidade conferem maior eficiência para um estabelecimento adequado de plantas que, individualmente, aproveitarão melhor um maior volume de solo e, conseqüentemente, maior quantidade de água e nutrientes. É um insumo que vai do plantio à colheita: seus efeitos benéficos ou maléficos perduram do início ao final do desenvolvimento da cultura É o único insumo biológico na agricultura: fertilizantes e defensivos não têm vida. Sementes exigem altos investimentos, rígidos controles e padrões de qualidade. As empresas de sementes investem, anualmente, milhões de reais em melhoria, atualização e qualificação dentre os diversos processos e pessoal para desenvolvimento destes controles e padrões.

Qualidade no melhoramento

As variedades e híbridos que os agricultores utilizam atualmente têm, no melhoramento genético, o maior responsável em suas alterações de modo a torná-las mais produtivas, adaptadas a diferentes áreas geográficas, climas e condições de cultivos específicos e, ainda, aprimoram a qualidade de proteína, óleo, entre outros.

O sucesso de um programa de melhoramento depende, em grande parte, de três fatores: a) selecionar e criar novas populações geneticamente promissoras, usando progenitores de qualidade e características superiores; b) avaliar um grande número de híbridos e linhagens experimentais dessas populações; e c) desenvolverem tecnologias de ponta para aumentar a eficiência do processo de seleção, reduzindo o tempo de obtenção de novas cultivares.

Tecnologias utilizando marcadores moleculares do DNA e avaliações das atividades biológicas de pragas e doenças auxiliam na caracterização da vasta quantidade de materiais experimentais. Essas tecnologias são usadas no início do processo para selecionar as linhagens de melhoramento com mais probabilidade de sucesso.

Qualidade de produção

Os danos mecânicos podem destruir estruturas essenciais das sementes, aumentar a suscetibilidade a microorganismos e a sensibilidade a fungicidas, além de reduzir a germinação, vigor, potencial de armazenamento e o desempenho. A Pioneer, com um sistema de processamento de sementes desenhado especificamente para estabelecer e manter as sementes íntegras como exige o mercado de alta tecnologia, tem realizado altos investimentos em infraestrutura, equipamentos e pessoas. O processo de produção de sementes exige tecnologias que abrangem seleção da área, semeadura em épocas pré-estabelecidas, acompanhamento do desenvolvimento vegetativo, tratos culturais, tratamentos fitossanitários, determinação do momento ideal de colheita e limpeza de maquinários, colhedoras e caminhões de transporte, que devem ser rigorosamente seguidas.

Pesquisa de produção: Além de desenvolver pesquisa de caracterização de linhagens, ela busca formas de melhorar e otimizar o processo produtivo, subsidiando nas decisões para o avanço de produtos nas diversas fases do desenvolvimento até chegar a comercial. Todo este trabalho e investimento permite a tomada de decisões corretas no lançamento de novos materiais, possibilitando ainda agregar informações adicionais sobre o melhor desempenho do produto ao cliente.

Produção comercial: As mesmas orientações de manejo e de seleção de cooperantes são seguidas em uma escala mais ampla à medida que o volume de sementes aumenta para a produção das cultivares comerciais.

A equipe do departamento de produção supervisiona o plantio, o cultivo, a colheita e o armazenamento das sementes produzidas para garantir que elas atendam aos altos e rigorosos padrões de qualidade da Pioneer. As sementes são processadas em modernas instalações com os melhores equipamentos, operados por uma equipe bastante experiente e armazenadas em armazéns especiais e em câmaras frias. Antes das sementes comerciais serem distribuídas ao mercado, cada lote é novamente testado em sua pureza, germinação e vigor. Além disso, testes de plantabilidade são realizados, visando uma melhor orientação aos produtores no que se refere à qualidade do plantio.

Qualidade de serviços

Pesquisa e desenvolvimento: Para melhor posicionar os novos materiais para um máximo de desempenho e sucesso do cliente, os pesquisadores interagem com a equipe técnico-comercial da Pioneer para avaliar em conjunto e posicionar cultivares e híbridos experimentais que tenham passado por vários anos de testes. Os produtos são testados não apenas em ensaios de pesquisa, mas também em avaliações em fazendas, comparando-se as variedades e híbridos comerciais e principais concorrentes. As cultivares que apresentarem um desempenho superior nessas avaliações são consideradas com potencial para comercialização.

O correto posicionamento de produtos é resultado do trabalho de uma equipe que inclui agrônomos, técnicos, funcionários, representantes e produtores através da análise de inúmeras avaliações realizadas por meio da rede de ensaios. O ponto forte deste trabalho e que dá credibilidade aos resultados, é a grande quantidade e diversidade dos locais onde são realizados os testes escolhidos pela Pioneer.

Qualidade de informação

A informação se constitui em um atributo vital do sistema da qualidade. Existe uma relação direta entre qualidade e informação.

Ao mesmo tempo em que a semente se constitui um dos seus principais insumos, a informação técnica e útil representa o meio de sincronizar as diversas funções, processos e setores da Pioneer, seus produtos e serviços, buscando entender e atender as expectativas do cliente. Para isso, a Pioneer montou um sistema multicanal de informação que inclui site, forum de debates, encontros técnicos, dias de campo, reuniões, cursos, mesa redonda para debates técnicos, dentre outros. Tudo feito para, cada vez mais, aproximar-se e relacionarse com seus clientes e parceiros.​

Autor:
Waldir Franzini Engenheiro Agrônomo da Pioneer Sementes