Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In
Você está em: Skip Navigation LinksInício / Media Center / Notícias

Notícias

05/02/2014

Condições climáticas ocorridas e tendências para os próximos meses

As precipitações ocorridas no centro-sul do Brasil, ao longo de janeiro, apresentaram dois padrões bem definidos, com chuvas abundantes e bem distribuídas nos primeiros 20 dias do mês, seguido de um período com pouca ou nenhuma precipitação na última década. As precipitações ficaram acima da média no R.Grande do Sul e S.Catarina.
 
No Paraná as chuvas ficaram acima da média no centro-sul do estado, já nas áreas mais ao norte, observamos totais de chuva abaixo do normal para a época do ano. No Sudeste, as chuvas ficaram abaixo da média, na maior parte da Região. No Centro-oeste, a exemplo do Sudeste, as chuvas também ficaram abaixo da média na maior parte da região, com exceção das áreas mais a oeste, onde as chuvas ficaram entre a média e ligeiramente acima. Nas áreas produtoras do Nordeste, os totais de precipitação também ficaram abaixo do normal. Com o bom volume de chuvas ocorridos no início do mês, os solos da Região Sul do Brasil, vem mantendo uma boa disponibilidade hídrica. No Sudeste, já ocorre deficiência hídrica em boa parte dos solos da Região, bem como no M.Grosso do Sul, parte de Goiás e na maior parte do Nordeste.
 
As temperaturas registraram valores muito acima da média, no início do mês e na última década de janeiro, nas Regiões, Sul, Sudeste, Centro-oeste e na maior parte do Nordeste. As temperaturas das águas superficiais no Oceano Pacífico Equatorial, durante o mês de janeiro, continuaram seguindo o mesmo padrão dos últimos meses e não apresentaram mudanças significativas, persistindo a tendência de neutralidade dos últimos meses. Em escala global, estas condições climatológicas continuam indicando uma situação de neutralidade climática (nem “El Nino” e nem “La Nina”). Os modelos climáticos de mais longo prazo, continuam com prognóstico de “neutralidade”, para o final de verão e já sinalizam com um pequeno aquecimento das águas superficiais no Oceano Pacífico Equatorial, no decorrer do outono.
 
As precipitações para os próximos meses não devem mudar o comportamento observado nos últimos meses, continuando com uma distribuição muito irregular, com volumes ainda abaixo do normal, intercalando períodos curtos de precipitação, com períodos maiores com pouca ou nenhuma chuva, para as Regiões Sul e Sudeste do Brasil, devido à continuidade desta situação de neutralidade climática. Para a região Centro-oeste, as chuvas devem ficar entre a média e ligeiramente abaixo do normal, mas também apresentando um padrão de distribuição muito irregular. Nas áreas produtivas do Nordeste, as chuvas continuam com volumes abaixo da média no decorrer dos próximos meses.
 
Com relação às temperaturas, a tendência de continuarem acima da média no decorrer de fevereiro, para o Sul e Sudeste do Brasil. Nas demais Regiões, as temperaturas seguem com os valores dentro da média.
Fonte: