17/07/2013

Produtores mato-grossense "vistoriam" portos do sul e sudeste

Produtores mato-grossenses "vistoriam" portos das regiões Sul e Sudeste do país para identificar problemas logísticos. O objetivo é avaliar as condições das estruturas dos estados de Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Paraná e reconhecer novas oportunidades para o agronegócio.

A comissão formada por representantes da Aprosoja, Movimento Pró-logística, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) e Confederação Nacional da Agricultura (CNA) iniciou as visitas esta semana e alguns problemas já foram percebidos. "Nesta rodada técnica inicial já foi possível perceber a ausência de vias que devem dar acesso aos portos", alerta o diretor-executivo do Movimento Pró-logística, Edeon Vaz Ferreira.

O problema de acesso aos portos se transformou em caos no mês de maio, quando centenas de caminhões enfrentaram vários quilômetros de filas e congestionamento para chegarem aos terminais. O presidente da Aprosoja, Carlos Fávaro, destacou que a partir da próxima semana deverá ser convocada uma reunião como as administradoras ferroviárias. "Precisamos de melhorias na infraestrutura de acesso aos portos, por isso queremos ouvir das operadoras ferroviárias quais as dificuldades enfrentadas e as projeções de melhoramento".

Agenda - Após passar pelo Espírito Santo e Rio de Janeiro, a comissão visita hoje (17) o porto de Santos (SP) e amanhã (18) Paranaguá (PR), e encerra o cronograma no porto de São Francisco do Sul (SC) na sexta (19).

(Fonte: A Gazeta)