Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In
Você está em: Skip Navigation LinksInício / Media Center / Notícias

Notícias

13/02/2014

PIB em mesorregiões de MT é puxado pela soja

A mesorregião Norte, com um crescimento do PIB de 19%, reúne municípios com produção de soja acima de um milhão de toneladas por safra

Em Mato Grosso os números do Produto Interno Bruto (PIB), de 2010 para 2011, nas mesorregiões Norte e Nordeste do estado, tiveram um crescimento de 19% e 16%, respectivamente. As evoluções acompanham os aumentos anuais consecutivos nos índices de produção de soja que nas duas regiões tiveram aumento de 5% de 2010 para 2011, e subiram 9% e 14% nos anos seguintes.

A mesorregião Norte reúne municípios como Sapezal, Sorriso e Nova Mutum que concentram, individualmente, produções de soja bem acima de um milhão de toneladas por safra. Esses municípios também apresentaram um superávit, em 2011, maior que 25 milhões, aliado a um IDHM de classificação alta, entre 0,7 e 0,79.

O crescimento do PIB nessas mesorregiões produtoras de soja de Mato Grosso só fica atrás de mesorregiões brasileiras onde há exploração de áreas de pré-sal. Os dados de PIB foram publicados em mapa interativo no blog o Estadão Dados e mostram a variação por mesorregião brasileira de 2010 a 2011, com valores atualizados pela inflação.

Superávit – Em outro mapa publicado também no Blog Estadão Dados, dentre os 12 municípios mais eficientes de Mato Grosso, 11 têm na produção de grãos a principal atividade econômica, concentrado superávits maiores que R$ 25 milhões, são eles: Sorriso, Primavera do Leste, Sapezal, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Alto Taquari, Campo Novo dos Parecis, Itiquira, Campos de Júlio, Campo Verde e Querência. Juntos, esses 11 municípios, somam um superávit de mais de R$ 780 milhões, cultivando mais de 3 (três) milhões de hectares com soja e produzindo 9,7 milhões de toneladas de soja na safra 12/13.
Fonte: