20/02/2014

Mato Grosso aumenta exportação do milho neste início de ano

A exportação do milho segue em alta no Mato Grosso. Números divulgados pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) apontam que em janeiro foram embarcadas pouco mais de 2,2 milhões de toneladas ante 2,1 milhão no mesmo período do ano passado. A maioria passou pelo porto de Santos (SP), 840,7 mil toneladas. O principal comprador foi o Irã, que negociou 325,5 mil toneladas.

Segundo o instituto, de julho do ano passado a janeiro deste ano, o volume exportado da safra 2012/13 acumulou 13,35 milhões de toneladas. “Esta quantia é 26% maior que a registrada no mesmo período (julho/janeiro) da safra 2011/12. Além disso, levando em consideração que ainda restam os embarques de cinco meses para encerrar a safra, esta já possui volume superior ao total escoado no ciclo 11/12, que havia sido, até então, o maior em volumes de exportação”.

De acordo com o Imea, “com certeza este recorde de escoamento ocorreu, sobretudo, devido à produção recorde no Estado. O Imea projeta que a safra 12/13 se encerre com volumes embarcados próximos a 14,5 milhões de toneladas. Se esse volume se consolidar, apesar de recorde, apresentará a menor participação das exportações na produção das últimas três safras (64,4%)”.

No boletim divulgado esta semana, o instituto apontou que as plantadeiras trabalham a todo vapor na segunda safra 13/14 de milho, que deve ser cultivada em pouco mais de 3,2 milhões de hectares. Entre o último dia 6 e quinta-feira (13), a área semeada saltou de 16% para 40%, avanço semanal de 29,9 pontos percentuais (p.p.). “Assim, as chances de semeadura dentro da janela ideal elevam-se, podendo, com isso, garantir bons rendimentos”, avaliou a entidade.​​