A colheita da safra de milho avança em Lucas do Rio Verde. O Sindicato Rural informou, ao Só Notícias/Agronotícias, que 70% dos 180 mil hectares cultivados já foram colhidos. Neste ritmo, a expectativa é que os trabalhos terminem no máximo em duas semanas. "A produtividade está superando as expectativas, uma vez que a média tem ficado em torno de 115 sacas por hectare", disse o presidente Carlos Alberto Simon.
Apesar dos números expressivos da safra, um dos grandes problemas enfrentados pelos produtores é a falta de armazéns. "Essa semana ainda tem armazéns disponíveis. Para a semana que vem, a dificuldade deve aumentar porque o ritmo de colheita tem se intensificado. Alguns produtores estão utilizando os silos bag e deixando o produto armazenado na própria lavoura e tem contribuído para diminuir os problemas de estocagem", disse o presidente.
Método comum nas lavouras de grãos do Uruguai e da Argentina, o silo bag passou a ser visto com mais frequência nesta safra no Mato Grosso. O saco substitui a armazenagem tradicional em silos nas propriedades, cooperativas ou serialistas. No Brasil, apenas 5% da safra de grãos é armazenada em silos bag. No Uruguai, esse percentual é superior a 70%. Outro fator que contribui para diminuir os estoques são os contratos de Prepo e os leilões da Conab.
Ao contrário de anos anteriores na safra 2013, os produtores de Lucas do Rio Verde não tiveram perdas com incêndios em lavouras. "Os produtores estão mais atentos em relação a isso, se beneficiando mais das tecnologias existentes e colhendo apenas nos horários apropriados", concluiu Simon.