Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In
Você está em: Skip Navigation LinksInício / Media Center / Notícias

Notícias

24/02/2014

CNA vai à reunião de cúpula, em Bruxelas, defender acordo entre Mercosul e União Europeia

Certa de que o acordo de livre comércio entre o Mercosul e União Europeia é essencial para o agronegócio do brasileiro, a presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu, desembarcou na Bélgica, neste domingo (23/02), para a reunião de cúpula que será realizada em Bruxelas. Ela lidera uma comitiva da qual participarão 16 empresários e lideranças do setor agropecuário do país.
 
“A presença da presidente Dilma Rousseff e a participação do setor privado brasileiro em massa, no Fórum Empresarial em Bruxelas, é uma mostra do nosso interesse e do nosso compromisso em seguir com o processo de negociações para chegarmos a um acordo”, afirma Kátia Abreu.
 
Na avaliação da CNA, a assinatura de um acordo com a União Europeia será um marco para que o Brasil possa abrir novas frentes de negociações comerciais, que têm importância crucial para ampliar o acesso a mercados dos produtos agropecuários.
 
“Além da abertura comercial, o acordo trará oportunidades nas áreas de investimentos, de serviços, de cooperação em temas sensíveis e promoverá um diálogo mais aberto sobre temas sanitários e fitossanitários”, acrescenta a presidente da CNA.
 
O agronegócio é responsável por 22,5% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. O setor agropecuário como um todo gera 37% dos empregos formais do Brasil e suas exportações representaram, em 2013, 41,3% do total de vendas ao exterior do país. A UE é o destino de 22% do total das exportações brasileiras.
 
Na segunda-feira, dia 24/02, a presidente da CNA participará  do 7º Encontro Empresarial Brasil–União Europeia, sendo palestrante na mesa redonda “A Parceria Estratégica Brasil-UE: Desafios e Oportunidades”.​
Fonte: