Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In
Você está em: Skip Navigation LinksInício / Media Center / Notícias

Notícias

27/02/2014

Pecuária do PR recebe novo impulso com abertura de mercados de exportação

Depois de passar quase dez anos fora do mercado, perdendo espaço e assistindo as suas pastagens sendo transformadas em plantios de soja e cana de açúcar, o Paraná está voltando ao mercado exportador de carne bovina graças ao trabalho desenvolvido pela Associação Brasileira de Frigoríficos (ABRAFRIGO), Sindicarnes, a ADAPAR e a Superintendência do Mapa no Estado para a habilitação de novas plantas de frigoríficos exportadores. Por conta disso, o Estado voltou a exportar carne bovina para o Egito, um dos dez maiores importadores do produto e recentemente foi habilitado a exportar para a União Aduaneira, formada pelos mercados da Rússia, Bielorússia e Casaquistão, o segundo maior comprador do produto brasileiro.
 
“A retomada das exportações irá beneficiar toda a cadeia produtiva da carne bovina e está dando um novo alento à atividade no Paraná”, informa o Presidente Executivo da ABRAFRIGO, Péricles Salazar. Segundo ele, rebanho local é de aproximadamente 10 milhões de cabeças e o próximo alvo das empresas do estado é o mercado iraniano, que está prestes a se abrir.
 
O trabalho da área internacional da ABRAFRIGO na habilitação de plantas como a do Frigorífico Astra, de Cruzeiro do Oeste, no Noroeste do Estado, que já está enviando cerca de 2 mil quilos mensais de carne congelada para a Rússia foi fundamental. “Implantamos um segundo turno e contratamos mais 200 empregados para aumentar em 30% a nossa produção”, conta Jeremias Silva Júnior, proprietário da empresa. O frigorífico possui 1.100 empregados atualmente e abate 18 mil bois mensalmente depois de implantar um rigoroso sistema de controle de qualidade e de ter modernizado suas instalações. “Com a exportação vai existir maior regularidade nas vendas, estabilidade no faturamento e mais segurança na atividade”, explica Jeremias Silva Júnior.
 
Segundo o Ministério da Agricultura, o Frigorífico VPR, de Colorado, também foi habilitado para operar no mercado externo em fevereiro. “O trabalho da área internacional da ABRAFRIGO de habilitação de novas plantas exportadoras está sendo realizado em todo o país, num momento em que o mercado internacional está aumentando suas compras de carne bovina brasileira e há intensa procura por novas fontes de fornecimento do produto”, informa Péricles Salazar.
Fonte: