05/03/2014

Mato Grosso encerra fevereiro com 74% da área do milho plantada

As plantadeiras atingiram 74,7% dos pouco mais de 3 milhões de hectares projetados para esta safra de milho em Mato Grosso. A constatação é do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), que apontou não ter sido concretizada pelos produtores a expectativa da semeadura dentro da janela ideal, já que no último ciclo, foi registrado o maior plantio até final de fevereiro.

“Apesar de as chuvas terem dado uma trégua na última semana, favorecendo assim a entrada das máquinas em campo, a semeadura desta temporada está com atraso de 13,1 p.p., ou 830 mil hectares em relação ao ano passado. Aproximadamente 821 mil hectares de milho serão cultivados em Mato Grosso fora da “janela” considerada ideal pelos produtores, deixando para trás as condições climáticas mais favoráveis para o seu desenvolvimento”, destacou o instituto.

Em relação ao mercado, de acordo com o instituto, na última semana as cotações do milho na Bolsa de Chicago apresentaram alta de 1%, encerrando a semana com o cereal cotado a US$ 4,58/bushel para mar/14 e US$ 4,68/bushel para set/14. “Apesar de a relação estoque/consumo mundial da safra 2013/14 estar em patamares elevados, a demanda aquecida no curto prazo sustenta os preços”.​