Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In
Você está em: Skip Navigation LinksInício / Media Center / Notícias

Notícias

05/03/2014

Produção de soja cresce 24,3% em Uberaba

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta o crescimento de 24,3% na produção da soja em 2013, com um aumento de área plantada de apenas 11,3%. Outros produtos agrícolas que tiveram crescimento no ano passado foram a cana-de-açúcar (10%), milho (13%) e o trigo (30,4%).

No entanto, a preocupação este ano foi com a estiagem dos últimos dois meses. Recentemente, o presidente do Sindicato Rural de Uberaba, Romeu Borges de Araújo Júnior, se reuniu com o secretário municipal de Agricultura, Danilo Siqueira, e com gerente regional da Emater, Gustavo Laterza, para encontrar alternativas que pudessem amenizar a situação. Em algumas propriedades constatou-se 30% de comprometimento das lavouras, número que aumenta 5% a cada dia sem chuva, e se o clima permanecesse seco, os produtores poderiam ter até 60% de perdas - volume que abala a economia. No entanto, o retorno das chuvas trouxe mais otimismo ao setor.

Já o crescimento da indústria, área do setor produtivo que apresentou a menor alta, foi puxado pela atividade de eletricidade e gás, água, esgoto e limpeza urbana (2,9%), além da indústria da transformação (1,9%) e da construção civil (1,9%). A indústria extrativa mineral foi a única atividade industrial que teve queda em 2013 (-2,8%).

Nos últimos três meses de 2013, o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 0,7%, depois de uma contração de 0,5% no terceiro trimestre. Em reais, a soma das riquezas produzidas em 2013 chegou a R$4,84 trilhões. O PIB per capita atingiu R$24.065.
Fonte: