06/03/2014

Venda da safra de soja chega a 62% em Mato Grosso

A comercialização da safra de soja 13/14 em Mato Grosso já chega a 62%, resultando na prática em pouco mais de 16,6 milhões de toneladas, ante a produção total prevista em 26 milhões. A constatação é do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), que apesar dos números expressivos, aponta atraso de 10,7 pontos percentuais (p.p) nos negócios ante o último ciclo.

“Entretanto, devido ao aumento de 13,6% na produção estadual, em valores absolutos o volume comercializado até janeiro é apenas 3,12% inferior ao montante da safra 12/13 negociado até o mesmo período do ano anterior. Apesar de iniciada mais tardiamente, a safra 13/14 apesentou volumes mensais superiores em oito dos 12 meses analisados e preço médio mensal superior em quatro meses”, destaca o Imea no boletim divulgado.

Conforme o instituto, preço médio ponderado pelo volume comercializado mensalmente é de R$ 46,03/sc para a soja da safra 13/14, 4,4% menor do que o da safra 12/13 neste mesmo período.

A colheita da safra de soja avançou 11,2 pontos percentuais (p.p) na semana passada e já chega a 58,5% dos pouco mais de 8,2 milhões de hectares estimados. O Imea aponta este ciclo à frente do anterior em números absolutos, tanto em área como em produção, com 4,1% e 11,4%, respectivamente, lançando no mercado 15,5 milhões de toneladas até o momento.