Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In
Você está em: Skip Navigation LinksInício / Media Center / Notícias

Notícias

10/03/2014

Porto de Paranaguá lidera exportações de soja em fevereiro

Porto paranaense quer recuperar o segundo lugar no ranking de embarques da oleaginosa neste ano

O Porto de Paranaguá foi o que mais exportou soja em fevereiro no Brasil, indicam os dados de movimentação de cargas divulgados nesta quinta-feira(6). No ano passado, ficou em terceiro lugar, atrás de Santos (SP) e perdendo a segunda posição para Rio Grande (RS). Agora, a liderança temporária ocorre num mês em que o país exportou 2,79 milhões de toneladas. Foi o fevereiro mais movimentado da história.

Em janeiro praticamente não foi exportada soja pelo Brasil. Os embarques somaram 30 mil toneladas (meio navio). Por Paranaguá, saíram 5 mil toneladas. Já em fevereiro, os embarques atingiram ritmo de pico de safra. E o porto paranaense escoou 1,27 milhão de toneladas. Esse volume equivale a cerca de 45% do total nacional.

O volume embarcado pelo Brasil em fevereiro é 2,9 vezes maior que o embarcado no mesmo período de 2013, conforme a Secretaria de Comércio Exterior (Secex). Essa marca reflete o fato de que, apesar de quebras climáticas, a colheita ainda deve ser recorde.

Salto
1,8 milhão de toneladas de soja a mais foi exportado pelo Brasil em fevereiro, na comparação com as 960 mil toneladas do mesmo mês de 2013. Em relação a 2012, quando a colheita também foi antecipada, a diferença é de 1,22 milhão de toneladas.
Fonte: