10/03/2014

Tocantins investe em práticas sustentáveis e oficializa Plano ABC

O Tocantins deu mais um passo nas práticas sustentáveis e consolidou o Plano Estadual de Mitigação e de Adaptação às Mudanças Climáticas para Consolidação de uma Economia de Baixa Emissão de Carbono na Agricultura (Plano ABC-TO). Isso significa que o Estado vai lançar estratégias para reduzir a produção de gás carbono na agricultura, além de reforçar e ampliar as ações de preservação ambiental. Um compromisso do Governo do Estado que já é colocado em prática com reflorestamento, é o programa Eco Seringueira desenvolvido pela Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro).

Segundo dados da Diretoria de Agroenergia e Florestas Plantadas da Seagro, em 2013 foram 155.928 hectares de florestas plantadas, sendo 6.825 hectares somente de seringueira. Em um prazo de seis anos, o Estado tem o objetivo de atingir o total de 300 mil hectares de florestas plantadas. Entre as metas também estão: recuperação de pastagens degradadas, aumento da integração lavoura-pecuária-floresta, crescimento da área de plantio, ampliação da fixação biológica de nitrogênio e tratamento de dejetos animais. O relatório com as metas já está em andamento para ser apresentado na reunião nacional do Plano ABC, que acontecerá em Brasília nos dias 8 e 9 de abril.

O Decreto sobre o Plano ABC-TO foi oficializado e publicado no Diário Oficial, no dia 28 de março de 2014. A publicação também traz os parceiros que integram o Grupo Gestor, que já trabalham no Plano como: Seagro, Instituto de Desenvolvimento Rural (Ruraltins), Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa - Pesca e Aquicultura), e outras 17 instituições que acompanham, monitoram e fazem avaliação sobre o Plano.

O secretário executivo da Agricultura e Pecuária, Ruiter Padua, observou a importância da oficialização do projeto. “Agora com o decreto oficial do Plano Estadual, o Estado poderá atuar em consonância com o Plano Nacional do ABC, cumprindo a sua parte na colaboração através do alcance dos resultados propostos nas metas nacionais”, explicou Padua.​