10/03/2014

Médio-Norte de MT mantém estimativa da maior produção por hectare de milho

O Médio-Norte Mato-Grossense segue com a maior expectativa da produção de milho por hectare neste ciclo. Números do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), aponta serem esperadas 88,7 sacas (nos 1,5 milhão de hectares cultivados), pouco acima da média estadual, 87,6. Em seguida aparece o Oeste com 88,5 (359 mil hectares); Sudeste 86,8 (667,9 mil hectares); Centro-Sul 86,5 (196,5 mil); Noroeste 86,3 (689,1 mil hectares); Norte 85,3 (38,1 mil hectares) e Nordeste 84,1.

A região mais adiantada na semeadura da safra 13/14 de milho em Mato Grosso continua sendo a oeste. Número do Instituto Mato-Grossense apontam que já chega 76,9% a área visitada pelas plantadeiras.  Em seguida aparece o Médio-Norte, com 76,3% e Nordeste, com 75,5% dos 253,7 mil; Centro-Sul 73,7%; Sudeste 72,3%; Noroeste 65% e Norte 57,9%.

As plantadeiras atingiram 74,7% dos pouco mais de 3 milhões de hectares projetados para esta safra de milho em Mato Grosso. A constatação é do Instituto que apontou não ter sido concretizada pelos produtores a expectativa da semeadura dentro da janela ideal, já que no último ciclo, foi registrado o maior plantio até final de fevereiro.​