12/03/2014

Colheita da soja passa de 70% em Mato Grosso

A colheita da soja em Mato Grosso já chega a 71,4% dos pouco mais de 8 milhões de hectares estimados para este ciclo. O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) apontou evolução semanal de 13 pontos percentuais (p.p.). Apesar disso,  é destacado que esta temporada fica atrás da safra passada em quase 2 p.p., porém, em termos absolutos, foram colhidos 5,9 milhões de hectares e disponibilizadas ao mercado 18,9 milhões de toneladas, valores superiores aos da safra anterior.

De acordo com o Imea, os preços para a soja disponível praticados no mercado interno mato-grossense apresentaram alta durante a primeira semana de março, sustentados principalmente pelas cotações da commodity em Chicago, que apresentaram elevação de 3,1% em relação ao fechamento da semana anterior. “O dólar, outro fator que afeta os preços praticados em Mato Grosso, recuou na Quarta-Feira de Cinzas, entretanto encerrou a semana praticamente nos mesmos níveis da semana anterior, com cotação de R$ 2,36”.

Conforme o instituto, em Sorriso o preço pago pela saca da oleaginosa apresentou alta semanal de 4,7% em relação à sexta-feira anterior, fechando a semana cotada a R$ 56,25. Em Rondonópolis e Canarana os preços levantados na sexta- feira foram de R$ 59,33/sc e R$ 59,00/sc, 2,1% e 5,4% maiores no comparativo semanal, respectivamente.

No mercado futuro, “durante a primeira semana de março o contrato futuro da soja para maio/14 negociado em Chicago apresentou alta acentuada, registrando variação semanal de 43,75 pontos e cotação máxima histórica do contrato, chegando até a US$ 14,60/bushel, com fechamento de US$ 14,58 na sexta-feira”.​