Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In
Você está em: Skip Navigation LinksInício / Media Center / Notícias

Notícias

18/03/2014

Colheita da soja chega a 84% em Mato Grosso

A colheita da soja avança em Mato Grosso e já chega a 86,6%. O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), aponta no boletim, divulgado ontem (17), avanço semanal de 13,2 pontos percentuais (p.p). O atraso em relação ao ano passado foi reduzido para apenas 0,6 p.p. e a produtividade ponderada pela área colhida ficou com média de 53,1 sc/ha no Estado.

Segundo o Imea, “das mais de 22,6 milhões de toneladas de soja mato-grossense que se encontram no mercado até o momento, cerca de 1,17 milhão foram escoadas em janeiro e fevereiro. Apenas em fevereiro o Estado registrou exportações de 1,15 milhão de toneladas, volume recorde para esse período, sendo 143% superior a fevereiro de 2013. As divisas geradas com a oleaginosa no mês de fevereiro também foram recordes para o período, com registros de US$ 574,10 bilhões”.

De acordo com o instituto, “os volumes de exportação de soja, que normalmente começam a ser expressivos a partir de março, começaram mais cedo nesta safra, indicando uma demanda bastante aquecida e uma oportunidade de faturamento, visto que o dólar continua a patamares elevados, próximos a R$ 2,35. Com os estoques de soja nos Estados Unidos restritos, o Brasil começou a fornecer soja para o mundo em quantidades maiores que as esperadas, abrindo margem para possíveis cancelamentos. Para os próximos meses, quando os volumes de exportações se apresentarem em proporções mais elevadas, fica a expectativa de que o sistema logístico não atrapalhe o escoamento desta safra recorde”.​
Fonte: