Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In
Você está em: Skip Navigation LinksInício / Media Center / Notícias

Notícias

24/03/2014

“Transgênicos são tão seguros quanto melhoramentos convencionais”

Cientistas do Reino Unido enviaram um parecer ao Conselho de Ciência e Tecnologia aconselhando que o país reveja sua regulamentação sobre culturas geneticamente modificadas. “A maioria das preocupações quanto aos transgênicos não têm nada a ver com a tecnologia, que é tão segura quanto o melhoramento convencional”, afirmou um dos autores do relatório, Sir David Baulcombe, do Departamento de Ciências Vegetais na Universidade de Cambridge.

O Conselho é o órgão consultivo do primeiro-ministro britânico para assuntos científicos. No documento, os especialistas advertem que, se não houver uma regulamentação das culturas transgênicas em nível nacional, e não no nível da União Europeia, a produção agrícola pode sofrer grandes prejuízos. O relatório foi escrito por cientistas das universidades de Cambridge e Reading, e dos laboratórios Sainsbury e Rothamsted Research.

"As críticas mais frequentes estão relacionadas com a forma como a tecnologia deve ser aplicada e se é benéfica para os agricultores de pequena escala ou para o ambiente. Para responder a essas preocupações, é necessário ter um processo de regulamentação com base em provas e evidências, independentemente de quais tecnologias tenham sido utilizadas para o desenvolvimento”, sustentam.

“Como não há nenhuma evidência de riscos ambientais ou de toxicidade intrínsecos associados com cultivos transgênicos, não é apropriado ter um quadro regulamentar que se baseia na premissa de que os transgênicos são mais perigosos do que as variedades de culturas produzidas por cruzamento convencional de plantas”, diz o parecer.​
Fonte: