25/03/2014

CNA apresenta estudo sobre impacto das novas políticas agrícolas dos EUA e da UE para o agronegócio brasileiro

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) promove seminário nesta quarta-feira, 26, na sede da entidade em Brasília, para apresentar e debater os impactos da nova Lei Agrícola norte-americana e das recentes mudanças na Política Agrícola Comum (PAC) da União Europeia na agropecuária brasileira.

A abertura do seminário, prevista para 9h, ficará a cargo da presidente da CNA, senadora Kátia Abreu. O estudo inédito, intitulado “Política Agrícola dos Estados Unidos e da União Europeia: Impacto no Agronegócio Brasileiro”, será apresentado pelo economista André Nassar, diretor da consultoria Agroicone.

Em seguida, as conclusões do trabalho serão objeto de dois painéis: um, com foco nos EUA, e o segundo, no bloco europeu. Entre os debatedores convidados, estarão o diretor do Departamento Econômico do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Paulo Estivallet de Mesquita; o consultor da CNA, embaixador Clodoaldo Hugueney; os adidos agrícolas do Brasil em Bruxelas, Odilson Silva, e em Washington, Horrys Friaça; e o cientista político e consultor da Associação Brasileira de Produtores de Algodão (ABRAPA), Dr. Mark S. Langevin.

Pela primeira vez, serão divulgados dados compilados sobre todos os programas de apoio à agropecuária dos dois lados do Atlântico. A série histórica e a participação dos subsídios na renda dos agricultores europeus e norte-americanos serão complementados pela análise dos impactos para as principais cadeias do agronegócio brasileiro no cenário econômico atual e com base nas projeções de preços futuros.​