Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In
Você está em: Skip Navigation LinksInício / Media Center / Notícias

Notícias

28/03/2014

Após corte de 2 milhões de toneladas, Deral mantém projeção para safra 2013/14 no Paraná

O Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria da Agricultura e Abastecimento (Seab) divulgou nesta quinta-feira (27) uma nova estimativa para a safra 2013/14 de grãos. Depois de cortar mais de 2 milhões de toneladas entre as previsões janeiro e fevereiro — reflexo da quebra climática — o levantamento deste mês aponta ligeira recuperação das lavouras no estado.

A safra de soja deve render 14,49 milhões de toneladas, acréscimo de 40 mil toneladas em relação à estimativa anterior. A produtividade média esperada é de 2,9 mil quilos por hectare. Até agora 79% dos 4,9 milhões de hectares cultivados já foram colhidos — avanço de 5 pontos porcentuais em relação à semana encerrada em 17 de março.

No caso do milho primeira safra houve ligeiro ajuste para baixo. O estado deve colher 5,4 milhão de toneladas, 70 mil toneladas a menos do que o calculado em fevereiro. 63% dos 668 mil hectares dedicados ao cereal já foram colhidos, salto de 8 pontos porcentuais em relação à semana anterior.

O rendimento da área de milho safrinha também foi ajustado. A colheita deve render 9,9 milhões de toneladas, em uma área de 1,9 milhão de hectares. O Deral indica que restam menos de 3% das lavouras para serem semeadas nesta semana.

Inverno

O Deral também divulgou a primeira estimativa para a próxima safra de inverno. O órgão prevê que área total de inverno vai crescer 15%, atingindo 1,4 milhão de hectares. O salto mais expressivo ocorre na área de trigo (23%) que neste ano vai chegar a 1,2 milhão de hectares.
Fonte: