Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In
Você está em: Skip Navigation LinksInício / Media Center / Notícias

Notícias

28/03/2014

Farelo de soja aumenta no mercado interno e Mato Grosso diminuiu exportação

As esmagadoras de soja instaladas em Mato Grosso diminuíram a exportação de farelo no mês de fevereiro, segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), compilados pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) e divulgados esta semana.

O volume exportado foi de 66,4 mil toneladas, redução de 73% em relação ao mês anterior, quando foram embarcadas 244,2 mil t. Em volume de recursos obtidos com a venda do produto no exterior, os negócios no primeiro bimestre de 2014 resultaram em aproximadamente US$ 175 milhões.

Segundo o Imea, a redução na participação das exportações registrada em fevereiro ocorre em virtude de uma melhor remuneração obtida pela tonelada do produto negociada no mercado interno mato-grossense, 12% mais elevada que o cálculo da paridade com base nas cotações de Chicago para este mês.

Apesar do aumento da produção estadual de farelo, a participação das exportações sobre a produção foi de apenas 14% neste mês. Em relação ao mês anterior esta participação foi 52 pontos porcentuais (p.p.) menor e 49 p.p. inferior no comparativo com o mesmo período do ano passado.

Óleo de soja

Diferente do farelo, as indústrias aumentaram a exportação do óleo de soja em fevereiro, saltando de 10,1 mil toneladas em janeiro, para 13,6 mil t. Em volume de recursos, o produto gerou US$ 21 milhões na balança comercial do Estado.
Fonte: