Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In
Você está em: Skip Navigation LinksInício / Media Center / Notícias

Notícias

03/04/2014

Brasil embarca 6 milhões de ton de soja no primeiro mês de exportações

Fevereiro foi um mês movimentado, mas março é que abriu a temporada de exportação de soja do Brasil, mostraram os números divulgados ontem pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex). Os embarques somaram 6,23 milhões de toneladas, atingindo um volume recorde para o mês, num ano em que o país pretende vender ao exterior 45 milhões de toneladas do produto em grãos. Esse volume supera a marca histórica anual, que foi a de 2013: 43 milhões de t.

Mesmo para um mês de abertura dos embarques – que se concentram num período de cinco meses, de março a agosto –, a movimentação foi surpreendente. No ano passado, a marca limitou-se a 3,5 milhões (t) e, em 2012, de 4,2 milhões (t).

Nesse ritmo, será facilmente superado o recorde mensal de 7,95 milhões de toneladas, atingido em maio de 2013. O grande teste para os portos brasileiros será justamente o quinto mês do ano, tradicionalmente o mais agitado. Conforme a média dos últimos três anos, nos cinco meses da temporada de exportações, o Brasil cumpre perto de 75% dos embarques.

Crescimento

5 milhões de toneladas de soja a mais estão sendo colhidas no Brasil nesta safra, apesar das quebras climáticas no Sul, no Sudeste e no Centro-Norte. Metade desse volume extra deve alavancar as exportações do grão.
Fonte: