Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In
Você está em: Skip Navigation LinksInício / Media Center / Notícias

Notícias

04/04/2014

Soja: Estimativa de safra permanece semelhante em abril

Na revisão da estimativa de safra de abril da INTL FCStone, o cenário permanece semelhante ao verificado no mês passado. A produção de soja brasileira deve ser de 87,6 milhões de toneladas, este cenário ainda pode sofrer alterações devido à área plantada na safra de inverno. Há muitas incertezas em relação ao tamanho desta área e também à produtividade do grão, que deverá ser significativamente menor.

No Paraná, o avanço da colheita confirmou a perda de aproximadamente 10% do esperado inicialmente, devido ao clima seco do início deste ano. Já no Rio Grande do Sul, o início da colheita tem mostrado rendimento dentro das expectativas, ficando em média 47 sacas por hectare.

No Mato Grosso, com a colheita praticamente finalizada, a situação se normalizou após um período de preocupação com o excesso de chuvas. A produtividade dessa última soja que está sendo colhida tem superado as expectativas, com casos em que chega a 60 sacas por hectare.

Houve um ajuste pequeno na produtividade da Bahia, totalizando uma produção de 3,57 milhões de toneladas. O pequeno ajuste positivo foi feito na estimativa da Bahia, que conseguiu recuperar parte do potencial produtivo após um ano de perdas expressivas em 2012/13. Apesar do aumento na produção, o estado enfrentou clima desfavorável, com volume de chuvas abaixo da média histórica e secas prolongadas entre dezembro e fevereiro, o que impediu a região de atingir o máximo de seu potencial neste ano.

Considerando o forte ritmo de exportações brasileiras, estima-se que o total exportado em 2014 possa chegar a 46,5 milhões de toneladas. Com isso, os estoques finais do país devem ficar em 3,22 milhões de toneladas, o que representa 3,8% do uso total.​
Fonte: