10/04/2014

Porto de Itaqui amplia capacidade de armazenamento de cargas

A EMAP (Empresa Maranhense de Administração Portuária) ampliou a capacidade de recebimento, armazenamento e expedição de cargas do Porto de Itaqui, um dos mais importantes do País. Entre 2011 e 2013, diversos recordes foram alcançados, entre eles a movimentação de 45 milhões de toneladas de produtos nos três anos. Além disso, o complexo registrou a redução em 59% no tempo médio de espera dos navios para graneis sólidos, aumento de 47% na taxa de produtividade também para graneis sólidos, quarta melhor gestão ambiental considerada pela ANTAQ (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) e aumento de 76% de investimentos próprios na infraestrutura portuária.

Para 2014, novos recordes. Apenas nos dois primeiros meses do ano, a movimentação de cargas ultrapassou em aproximadamente 20% a registrada no mesmo período do ano passado. Além disso, três novos produtos passaram a incrementar o portfólio de cargas de Itaqui neste ano: coque, soda cáustica e celulose. No total, a estimativa é que, em 2014, cerca de 17 milhões de toneladas de cargas sejam transportadas. A movimentação de contêineres também deverá ser duplicada, alcançando os 20 mil Teus com a importação de produtos químicos e materiais de construção, além da exportação de  manganês, algodão e milho.