17/04/2014

Mercado da soja segue em alta e registra melhores preços em 10 meses

A quinta-feira (17) é de preços, novamente, mais altos para o mercado da soja. As cotações avançam no pregão eletrônico e, segundo informações da agência internacional Bloomberg, atingem o melhor patamar em 10 meses. Por volta das 7h40 (horário de Brasília), o contrato maio era cotado a US$ 15,28 por bushel, com 10 pontos de alta. No vencimento setembro, os preços já superavam os US$ 13,00 e registravam 7,50 pontos.

Segundo analistas nacionais e internacionais, os últimos números divulgados pelo Nopa (Associação Nacional dos Processadores de Óleos Vegetais), que mostraram que o esmagamento de soja nos Estados Unidos está bastante aquecido, foi a nova informação que faltava para que o mercado viesse a registrar novos e expressivos movimentos de alta.

Os dados divulgados na última terça (15) ficaram bem acima das expectativas e indicam, ainda de acordo com analistas, que os estoques norte-americanos poderiam ficar ainda mais ajustados. "Os preços da soja estão sendo sustentados pelos estoques preocupantemente baixos dos Estados Unidos", disse Luke Matthews, do Commonwealth Bank à Bloomberg.​