25/04/2014

Produtividade média da soja em MT é e 52,4 sacas, diz Imea

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária informou, ontem, o levantamento final da média de produtividade da soja em Mato Grosso. Depois de 15 semanas de trabalho, a colheita da safra 2013/14 de soja em Mato Grosso foi concluída. A produtividade ponderada pela área colhida, que apresentou sua maior média na segunda semana de fevereiro, com 54,2 sc/ha, foi finalizada com média de 52,4 sc/ha no Estado. "Isso porque, além dos grandes volumes de chuvas, observados sobretudo durante as duas últimas semanas de fevereiro, outros fatores que cadenciaram a produtividade a campo são as perdas com ataques de pragas e presença de ferrugem nas lavouras, principalmente em março, após os grandes volumes de chuvas", concluem os economistas do instituto.

Mesmo com os registros de perdas durante a colheita da soja em virtude da chuva e ferrugem, a produtividade da safra 2013/14 encerrou acima das duas últimas temporadas. Desempenho suficiente para garantir uma produção recorde de 26,15 milhões de toneladas para Mato Grosso, representando 30% da produção nacional do grão