Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In
Você está em: Skip Navigation LinksInício / Media Center / Notícias

Notícias

29/04/2014

São Gabriel tem mais uma safra de soja recorde no Estado

Apesar do problema climático registrado, São Gabriel do Oeste confirmou mais uma vez produção recorde na Safra de Soja Verão 2013/2014 no Mato Grosso do Sul, fechando a produtividade em 3.550 quilos por hectare, ou seja, 59,2 sacas por hectare, segundo dados levantados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Já o Milho Verão 2013/2014 confirmou um rendimento médio de 10.200 quilos por hectare, equivalendo a 170 sacas por hectare.

Os resultados, segundo avaliou o presidente do Sindicato Rural de São Gabriel do Oeste Julio Bortolini, ocorreram dentro do esperado, onde as expectativas previstas anteriormente para a produção da safra de soja eram na faixa de 3.400 quilos a 3.600 quilos por hectare.

Os bons resultados da Safra Verão 2013/2014 devem se repetir também com o Milho Safrinha 2014, que está apresentando um bom desenvolvimento e clima favorável. “Temos estimado uma área de plantio de 58 mil hectares. Apesar de o plantio ter saído da janela ideal, o clima está favorecendo”, afirmou Julio. Segundo dados apurados pelo próprio IBGE temos a expectativa de termos excelentes rendimentos, além dos preços terem acenado como mais uma boa safra para o município.

“A expectativa é que a produção vá ficar próxima a do ano passado, pois o comportamento da cultura é animadora e está se desenvolvendo muito bem, as chuvas estão se prolongando e o último milho plantado está tendo um desenvolvimento acima do esperado, então provavelmente também teremos uma safrinha muito boa para São Gabriel”. Avaliou Julio.

Ainda de acordo com dados do IBGE, dentre as demais culturas da safra 2014 em São Gabriel do Oeste, o algodão está confirmado em uma área de 2.220 hectares de plantio, não havendo uma estimativa exata de produtividade, pelo fato de a plantação ainda estar em fase de florescimento, porém, com um prognóstico de uma produção regular.

O que convém ressaltar é que nos últimos três anos, o setor de grãos está tendo ganho real, com isso os agricultores que ainda detém passivo financeiro junto aos bancos estão conseguindo honrar seus compromissos e trabalhar com folga. Quem pode confirmar esse momento, são as revendas de insumos e equipamentos agrícolas, que seguem a todo o vapor.
Fonte: