Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In
Você está em: Skip Navigation LinksInício / Media Center / Notícias

Notícias

30/04/2014

Plantio do milho chega a 91% em Mato Grosso

O plantio da safra de milho no Estado entra na reta final. Até o final da semana passada estima-se que 91,6% do milho segunda safra semeada na temporada 13/14 esteja em fase de pendoamento, 7,8% já em enchimento de grão e 0,9% em maturação. A constatação é do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária, divulgada ontem à tarde. O desenvolvimento das lavouras mato-grossenses até então se apresenta satisfatório, apesar de haver relatos do ataque de lagartas em algumas variedades do cereal. A incerteza dos produtores quanto à produtividade do milho nesta safra, bem como a acentuada diferença entre os preços futuros, registrados na última semana em Mato Grosso com média de R$ 15,40/sc para entrega em agosto e pagamento em setembro, reduzem o ritmo da comercialização do grão no mercado interno mato- grossense. O mercado internacional, por sua vez, reflete atualmente as expectativas de evolução da semeadura do milho da safra 14/15 nos Estados Unidos, influenciada principalmente pelo clima. De acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), até o dia 27 de abril os trabalhos de semeadura do milho norte-americano já se apresentavam 19 % realizados.

As projeções de redução da oferta do cereal, tanto no mercado interno em Mato Grosso, quanto no mercado internacional por parte do maior produtor mundial de milho, os Estados Unidos, elevam a expectativa dos produtores em relação a melhores preços para a comercialização de sua produção.

Em Sorriso, conforme Só Notícias/Agronotícias já informou, o plantio também está terminando e a previsão é de redução em aproximadamente 20% na área plantada de milho por conta do excesso de chuvas, atraso no plantio e outras adversidades. A previsão é colher de 2,3 milhões de toneladas e os produtores estão com expectativa positiva quanto aos preços que melhoraram.​
Fonte: