22/05/2014

Safra de milho em Mato Grosso pode ser maior que prevista anteriormente

“O Circuito Tecnológico foi muito produtivo, pois além de verificarmos a situação real das lavouras, indiretamente conseguimos ver as condições das estradas e de armazenagem. Isso nos dá um panorama importante da safra”. A análise é do diretor técnico da Aprosoja Mato Grosso, Nery Ribas. Técnicos estiveram em 155 fazendas e aplicaram 122 questionários durante a semana de expedição, no início de maio. Eles verificaram as lavouras de milho e conversaram com os produtores para fazer um raio-x da safra em Mato Grosso. Os resultados finais serão divulgados em um mês.  Foram percorridos 7 mil quilômetros em 28 municípios. A região Norte é a que planta mais milho, 34% do total de área cultivada, seguida pela Oeste (26%), Sul (24%) e Leste (16%).

A viagem pelos quatro cantos do estado foi importante para os técnicos do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), parceiro do Circuito Tecnológico Etapa Milho,  verificarem a área plantada com a cultura. O Instituto reviu a estimativa de área no último levantamento, que passou para 3 milhões de hectares – um acréscimo de pouco mais de 35 mil hectares em relação à semana anterior.

Apesar da dificuldade de encontrar os responsáveis pelas fazendas nesta época, Ribas ressalta que é o melhor momento para verificar as lavouras. “Neste estágio da lavoura é que há a possibilidade de fazer as avaliações da cultura”, acrescentou Ribas, através da assessoria. A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), também realizadora do evento, fez levantamento das doenças, das pragas, espaçamento na lavoura, entre outros.