26/05/2014

Preço do bezerro em desmama aumenta quase 20% em MT

O preço real do bezerro em desmama está em alta no estado. Um levantamento do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) aponta incremento de 18,29% em quase um ano. Entre maio de 2013 e abril deste ano, a cabeça saltou de R$ 722,48 para R$ 854,63. Os valores são com base no IGP-DI (Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna), uma das versões do Índice Geral de Preços (IGP).

Segundo Instituto, o preço do boi gordo apresentou essa mesma tendência de alta no período, registrando variação positiva de 28,77%. “Para se ter uma ideia, o preço do animal terminado partiu de R$ 86,70/@ em maio/13 para R$ 111,65/@ em abril/14. Dessa forma, a relação de troca entre o bezerro desmama e o boi gordo aumentou, pois em maio/13 era possível adquirir 2,13 bezerros desmama com a venda de um boi gordo, já em abril/14 foi possível comprar 2,16 machos desmamados”.

No mercado geral, a arroba do boi gordo variou negativamente semana passada em Mato Grosso  (0,84%)  em relação à média da semana anterior, que foi cotada a R$ 112. Na atual semana, o animal terminado foi cotado a R$ 111,06 a arroba.

A arroba da vaca gorda foi cotada na média semanal no valor de R$ 102,26, apresentando queda de 0,13% em relação à cotação da última semana quando o preço fechou ao valor de R$ 102,39.