Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In
Você está em: Skip Navigation LinksInício / Media Center / Notícias

Notícias

26/07/2013

Milho: colheita da 'safrinha' atinge 29% de área no Paraná

A colheita de milho segunda safra no Paraná atingiu 29% dos pouco mais de 2,17 milhões de hectares plantados, estimou nesta quinta-feira (25) o Departamento de Economia Rural (Deral), vinculado à Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado (Seab).
 
A passagem das máquinas sobre 619 mil hectares já assegurou a retirada de estimadas 3 milhões de toneladas do cereal. O Estado projeta recorde para a segunda safra do milho, estimada em quase 11 milhões de toneladas.
 
"A produtividade registrada até o momento é de pouco mais de cinco mil quilos por hectare. São 5.364 quilos por hectare, observados sobre as primeiras áreas e onde há boa produtividade, mesmo com as chuvas de junho", disse, ao Agrodebate, a engenheira agrônoma Juliana Yagushi, do Deral.
 
Juntas, as regiões Oeste e Norte detêm quase 80% da produção de milho. De acordo com o Deral, no Norte estão 38% da área total da cultura, enquanto o Oeste tem 35,1%. A soma das duas traduz 73% do espaço semeado com a safrinha.
 
Com a colheita avançando, o Deral aponta que 69% das lavouras encontram-se em boa condição, outros 23% médios e 8% ruins.
 
"O único fator que veio a atrapalhar a lavoura foi a chuva de meados de junho e quando houve o mês mais chuvoso da história. O fator clima atuou na qualidade do produto", ponderou ainda a agrônoma do Deral.
 
Ainda não foram contabilizados os possíveis danos que devem ser provocados pela onda de frio no Estado. Estimativa do Departamento é que em até um mês os primeiros números sejam conhecidos.
 
Fonte: