Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In
Você está em: Skip Navigation LinksInício / Media Center / Notícias

Notícias

27/05/2014

Tratores que trafegarem por estradas vicinais, estaduais e federais terão de fazer emplacamento

Todos os tratores e máquinas agrícolas terão de fazer registro e emplacamento para trafegarem em vias públicas, o que envolve estradas vicinais, rodovias estaduais e públicas. O anúncio foi feito pela presidente Dillma Rousseff nesta segunda-feira (26) durante o lançamento do Plano Safra 2014/2015, em Brasília. Dilma assinou a Medida Provisória ainda no evento.

A decisão da presidente pega de surpresa o setor rural já que na semana passada havia sido anunciada a suspensão da obrigatoriedade de emplacamento. De acordo com a presidente, no entanto, a MP atinge toda a agricultura brasileira, “do pequeno ao grande produtor” e vai simplificar o processo de emplacamento.

“Com essa medida vamos simplificar o processo de emplacamento. O licenciamento só será feito uma única vez para a toda a vida útil da máquina. E será exigido para trafegar por vias públicas”, declarou.

A carteira de motorista a ser exigida será a mesma utilizada pelos demais motoristas.

“Antes a carteira exigida era mais complexa. Agora exigimos o mesmo tipo de carteira padrão tipo B para dirigir em via públicas”, frisou.

Na avaliação da presidente, essa é uma medida que ao mesmo tempo diminui a burocracia, mas leva em conta a segurança das pessoas que trafegam em vias públicas.

“Estou falando para quem trafega em estradas vicinais, BRs e rodovias estaduais. É para garantir a segurança de seus agricultores e de suas famílias. Porque eles não vivem só em cima de tratores, mas usam veículos como todos nós”, finalizou.

Fonte: