Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In
Você está em: Skip Navigation LinksInício / Media Center / Notícias

Notícias

05/06/2014

Rally da Safra avalia milho safrinha no MS e PR

Técnicos da Equipe 8 percorrerão as regiões de Campo Grande e Dourados, no Mato Grosso do Sul, e Guaíra, Cascavel e Londrina, no Paraná
 
O Rally da Safra 2014, principal expedição técnica brasileira de avaliação das lavouras de soja e milho, volta ao Mato Grosso do Sul e Paraná a partir desta quinta-feira, 5 de junho. Os técnicos da Equipe 8 avaliarão o milho safrinha (de inverno) nos dois estados e os dados irão complementar informações levantadas pela Equipe 7 no Mato Grosso e Goiás.
 
Durante a primeira etapa do Rally, o milho safrinha ainda estava sendo plantado nas áreas visitadas pela Equipe 2 no Mato Grosso do Sul. “Na região também foi observada a adoção do plantio direto, com predomínio de milho e, em algumas áreas, o consórcio de milho/braquiária”, diz Marcos Rubin, sócio analista da Agroconsult, organizadora do Rally da Safra. No Paraná, a região percorrida pela Equipe 2 apresentava entre 10 e 15% da safra de soja colhida. Nestas áreas o plantio de milho safrinha já tinha sido realizado ou estava em processo de plantio, acompanhando o ritmo de colheita.
 
A rotina diária das equipes técnicas do Rally da Safra consiste em percorrer três rotas distintas, com visitas e entrevistas de produtores e avaliação de lavouras. Campo Grande é a cidade escolhida para a largada da Equipe 8 na manhã desta quinta-feira, dia 5.
 
Evento

A Equipe 8 realiza também na quinta-feira, dia 5 de junho, em Dourados, palestra sobre o mercado de soja e milho, destinada a produtores rurais em Dourados, com Marcos Rubin, sócio analista da Agroconsult.
 
Roteiro

O Rally da Safra percorreu, nesta edição, 65 mil quilômetros nos principais pólos de produção de soja e milho. As regiões visitadas representam 97% da área cultivada de soja e 73% da área com milho no País. Os técnicos contataram cerca de 2200 produtores, dos quais 700 foram entrevistados, o que representa o universo de 1 a cada 200 produtores brasileiros de soja e milho contatados pelo Rally.
 
Nesta edição do Rally da Safra, três equipes avaliaram o milho – a Equipe 1 esteve em campo entre os dias 15 e 24 de janeiro nos estados do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Goiás verificando a safra de milho verão. E as equipes 7 e 8 verificarão, nos meses de maio e junho, o milho safrinha. As Equipes 2 e 3 avaliaram áreas de soja precoce entre os dias 20 de janeiro e 02 de fevereiro, passando por Mato Grosso do Sul, Paraná, Goiás e Mato Grosso. A Equipe 4 visitou lavouras de soja no Mato Grosso e Goiás entre 18 e 24 de fevereiro. Já os técnicos das Equipes 5 e 6 percorreram lavouras até o dia 17 de março no Sul do Brasil e no MAPITOBA.
Fonte: