12/06/2014

Imea projeta aumento no valor bruto da produção em Mato Grosso

Uma estimativa do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) aponta R$ 43,05 bilhões, incremento de 5,9% desde a última estimativa realizada em dezembro de 2013. “Em valores totais, o VBP da agropecuária de 2014 será 8,0% maior que o total gerado no ano passado, que foi de R$ 39,88 bilhões. Entre as cadeias que mais se destacam estão a soja e a bovinocultura, que juntas são responsáveis por 69,1% do VBP total”, destacou o estudo.

Segundo o Instituto, acompanhado dos resultados positivos obtidos nas últimas safras, neste ano “os produtores continuam a converter pastagem em agricultura, que aliado aos preços melhores, projetam uma elevação de 12% no VBP da soja, alcançando em 2014 R$ 21,5 bilhões, contra R$ 19,2 bilhões do ano passado. Na bovinocultura, também é esperada uma elevação no seu VBP, porém muito mais relacionada à valorização da arroba, pois a tendência para o abate de animais é de queda. Com isso, a bovinocultura gerará R$ 8,3 bilhões em 2014”.

Conforme o Imea, com uma estimativa de arrecadação de R$ 21,46 bilhões, a soja tem destaque entre as culturas. Embalado por mais um ano de crescimento, projeta-se para a safra 2014/15 um incremento de 4% na área plantada. São previstos 8,6 milhões de hectares por produtividade média de 52 sacas.​