Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In
Você está em: Skip Navigation LinksInício / Media Center / Notícias

Notícias

16/06/2014

Agroconsult revisa para cima produção de milho segunda safra no Brasil

A Agroconsult, realizadora do Rally da Safra 2014, principal expedição técnica de avaliação das lavouras de soja e milho, revisou para cima a produção de milho segunda safra no Brasil. A estimativa inicial da safrinha, antes das Equipes 7 e 8 irem a campo, era de uma redução de 10% em relação à safra passada, o que significaria uma produção de 42,1 milhões de toneladas. No entanto, após concluir as duas etapas, os técnicos constataram que a produção deve ficar em 46,6 milhões de toneladas nesta safra - mesmo assim, haverá uma redução de 1% sobre a safra anterior, de 46,9 milhões de toneladas.
 
As equipes do Rally da Safra apuraram que os principais estados produtores – Paraná e Mato Grosso – reduziram a produção em 6% e 14%, respectivamente: o primeiro, devido à redução de área plantada, e o segundo, em razão da combinação entre queda na área e clima desfavorável em relação ao ano passado. Já Goiás e Mato Grosso do Sul aumentarão em 16% e 6% a produção, o que compensa as perdas observadas no Mato Grosso. Outro aspecto positivo, que contribui para a produção do milho segunda safra, é que no Paraná as chuvas ocorridas nos últimos dias tem sido favoráveis para a finalização do desenvolvimento das lavouras.
 
Em relação à área plantada, o milho safrinha deverá ficar em 9,03 milhões de hectares, praticamente a mesma do ano passado (9,05 milhões de hectares). O Paraná e o Mato Grosso foram os estados que diminuíram a área de milho em 12% e 5%, respectivamente. Em compensação, Goiás ampliou em 8%. No Mato Grosso, alguns produtores optaram pelo plantio de outras culturas como sorgo, milheto e crotalária em substituição ao milho. A soja safrinha e o algodão também tiveram aumento de área no Estado.
 
Na terceira fase do Rally da Safra 2014, os técnicos voltaram a campo na segunda quinzena de maio para avaliar as lavouras de milho 2ª safra nos estados do Mato Grosso, Goiás e Paraná, finalizando os trabalhos em 8 de junho. As 3 equipes de avaliação de milho (Equipe 1, 7 e 8) - sendo uma para milho verão e duas para o milho safrinha - percorreram 25 mil quilômetros entre janeiro e junho de 2014, passando pelos principais polos agrícolas em 8 estados, cobrindo 72% da área de produção de milho do Brasil.​
Fonte: