Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In
Você está em: Skip Navigation LinksInício / Media Center / Notícias

Notícias

23/06/2014

EUA tem excesso de chuvas no Meio-Oeste e soja avança em Chicago

Nesta segunda-feira (23), todo o complexo da soja inicia a semana operando com boas altas na Bolsa de Chicago. Os futuros da oleaginosa, por volta das 7h15 (horário de Brasília), registravam ganhos de dois dígitos que variavam de 10,50 a 17,75 pontos e o vencimento julho era cotado a US$ 14,33 por bushel. Já o contrato mais negociado nesse momento, agosto/14, valia US$ 13,76. 

Segundo informações da agência internacional Bloomberg, o mercado já observa a possibilidade de que lavouras do Meio-Oeste americano, tanto de soja quanto de milho, sejam prejudicadas pelo excesso de chuvas que vem sendo registrado em algumas regiões. 

De acordo com o instituto meteorológico T-Storm Weather LLC, que fica em Chicago, algumas áreas de Iowa, Minnesota, Dakota do Sul e Nebraska receberam mais de 300 mm de chuvas nesse mês e compromete o desenvolvimento da raíz das plantas em cerca de 11% da área de produção dos Estados Unidos. 

Já segundo a agência weatherBELL Analytics LLC, chuvas mais pesadas mais a noroeste do estado de Iowa, um dos mais importantes na produção de soja, devem provocar problemas de inundação de alguns campos em áreas que vinham sofrendo com alguma situação de seca. 

Para alguns analistas, o forte avanço do grão nesta segunda-feira, está atrelado também às boas altas registradas pelos futuros do óleo de soja, além do suporte que ainda têm nos fundamentos de oferta e demanda. 

Hoje, o mercado ainda conta com dois novos boletins do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos). O primeiro deles sai a tarde e traz a atualização dos números dos embarques de grãos dos Estados Unidos, já às 17h, após o fechamento do mercado, o departamento reporta seu novo boletim de acompanhamento de safras, atualizando suas informações sobre as condições das lavouras do país. 
Fonte: