Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In
Você está em: Skip Navigation LinksInício / Media Center / Notícias

Notícias

04/07/2014

INTL FCStone eleva produção brasileira da safra 2013/14

A INTL FCStone elevou para 75,5 milhões de toneladas a produção brasileira para o ciclo 2013/14. O aumento de quase 2,5 milhões de toneladas em relação a junho (73,09 milhões de toneladas) se deveu principalmente a safra de inverno (chamada de safrinha), que teve ampliação tanto de área quanto de rendimento médio.

Quanto à primeira safra, houve uma revisão de área, com aumento no nordeste brasileiro. Já a produtividade média foi mantida em 4,85 toneladas por hectare.

Para a “safrinha”, houve um novo aumento da área do nordeste e também de Minas Gerais, estado onde o cultivo de segunda safra tem crescido. Destaca-se, ainda, que a produtividade média foi elevada para 5,04 toneladas por hectare, pois as expectativas para a safra de inverno (cuja colheita está no início) estão favoráveis. 

“Esse aumento da produção estimada para a safra 2013/14 levou a uma elevação dos estoques finais projetados, que podem atingir 10,83 milhões de toneladas. Com isso, a relação estoque/uso aumentou para 14,7%. Dessa forma, por mais que a produção tenha recuado frente à safra 2012/13, a disponibilidade do cereal deve ser elevada, mesmo considerando-se exportações de 20 milhões de toneladas”, ressalta a economista Ana Luiza Lodi, do Departamento de Inteligência de Mercado da INTL FCStone.​
Fonte: