11/07/2014

Para palestrante da Abag, agronegócio ainda será protagonista econômico por muito tempo

O agronegócio deve continuar como protagonista no cenário econômico brasileiro ainda por muito tempo. Toda a influência positiva que o setor exerceu na economia nos últimos dez anos tende a se manter ainda nos próximos anos.

A avaliação é do economista Samuel Pessoa, pesquisador da Fundação Getúlio Vargas, que fará a palestra inaugural do 13º Congresso Brasileiro do Agronegócio, promovido pela Abag no próximo dia 4 de agosto, em São Paulo, e que tem como tema central Agronegócio Brasileiro: Valorização e Protagonismo. “O produtor agrícola brasileiro é muito competitivo internacionalmente”, afirma.

Para o economista, além da forte demanda externa, a vantagem competitiva do Brasil no agronegócio resulta também dos ventos liberalizantes da economia no início da década de 90, que garantiu certa independência financeira para as empresas do segmento, que desenvolveram sólidos mecanismos para financiar seus fornecedores e clientes. No entender de Pessoa, certa pressão de ordem tributária e a ausência de infraestrutura e logística são as únicas ameaças ao setor. “Mesmo assim, em relação à questão da precariedade dos transportes, os recentes leilões de concessões tendem a atenuar essas dificuldades no médio e longo prazo”, observa.