24/07/2014

DuPont Pioneer participa do 1º Encontro de Plantio Adensado de Soja em Resteva de Milho

A DuPont Pioneer participou no dia 11 de julho, do 1º Encontro de Plantio Adensado de Soja em Resteva de Milho, em Ijuí/RS, organizado pela APROMILHO-RS (Associação dos Produtores de Milho do Rio Grande do Sul), ABRAMILHO (Associação Brasileira dos Produtores de Milho) e IMASA (Indústria de Máquinas Agrícolas Fuchs). O evento, que tinha como objetivo orientar os agricultores sobre as práticas que levam a melhores safras para as culturas de milho e soja, contou com a participação do Coordenador de Agronomia da DuPont Pioneer, Ricardo Zottis, para apresentar a palestra com o tema “Segunda safra de soja, desafios e oportunidades”.

Durante o evento foram apresentadas pesquisas realizadas a respeito do plantio de soja sobre milho, assim como, discussões acerca das vantagens de uma safrinha de soja no sul do Brasil, com plantio em janeiro. Ricardo Zottis, da DuPont Pioneer, em sua palestra, apresentou as cultivares de soja de ciclo precoce da empresa, para a segunda safra do Brasil Central e também falou das oportunidades que tornam viável a safrinha de soja no Rio Grande do Sul com híbridos de ciclo hiper precoce.

Em sua palestra, Zottis falou sobre as pesquisas realizadas pela DuPont Pioneer e programas voltados a hiper precocidade com altos rendimentos, ressaltou a importância do manejo em híbridos hiper precoces e a possibilidade de colheita antecipada do milho, visando adiantar o plantio de soja na segunda safra.

O Coordenador de agronomia da DuPont Pioneer, também apontou algumas necessidades para o plantio de uma segunda safra de soja. São elas: redobrar a atenção para o manejo de pragas e doenças na segunda safra de soja; pesquisa, registro e inclusão no Zoneamento Agrícola das cultivares específicas para segunda safra; e criação de um vazio sanitário para a cultura da soja, caso se amplie a área plantada na segunda safra.

Estudos vêm sendo realizados para desenvolver variedades alternativas de soja responsivas ao plantio adensado em resteva de milho. O plantio com previsão de rendimento entre 35 e 50 sacas por hectare da oleaginosa, poderá poderá proporcionar um faturamento extra ao produtor.