28/07/2014

Nesta 2ª feira, soja inicia mais uma semana em alta na CBOT

Mais uma semana começa positiva para os preços da soja no mercado internacional. Os futuros da oleaginosa na Bolsa de Chicago, por volta das 7h30 (horário de Brasília), subiam mais de 9 pontos nas posições mais negociadas e, segundo analistas, ainda buscam se estabilizar depois das últimas baixas registradas, que foram bastante severas e trouxeram os preços a um novo patamar de negócios.

"O mercado de grãos precificou muito rapidamente as expectativas de uma safra maior do que se esperava. Assim, dada a extensão das perdas e dos movimentos de vendas das últimas semanas, vemos os preços tentando se estabilizar no curto prazo ou, pelo menos, até a divulgação do novo relatório mensal de oferta e demanda do USDA, em 12 de agosto", disse Paul Deane, um analista internacional à agência de notícias Bloomberg.

Além disso, ainda de acordo com analistas de mercado, os preços vêm nas últimas informações sobre a demanda - principalmente o anúncio de novas vendas por parte do departamento americano de agricultura - algum suporte para manter esse movimento positivo das cotações. Na última semana, diante de preços mais atrativos, os compradores voltaram ao mercado de forma mais significativa, estimulando essa recuperação dos preços.

Nesta segunda-feira (28), o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) traz dois novos boletins e o primeiro deles pode mexer com a movimentação dos preços, já que atualiza os números de embarques semanais de grãos do país. O relatório deverá ser divulgado entre 11h e 13h (horário de Brasília). Já depois do fechamento do pregão, às 17h, sai o boletim de acompanhamento de safras do departamento, e os números mais aguardados são os de condições das lavouras. ​